2014/08/13

Moradores relatam que avião de Campos parecia uma ‘bola de fogo’, antes de cair

SANTOS (SP). Moradores do bairro Boqueirão, em Santos, onde caiu o avião em que estava o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), relatam que a aeronave pegava fogo poucos instantes antes da queda e tentou desviar de prédios.

- Parecia uma bola de fogo caindo do céu. Na hora, nem pensei que fosse um avião, achei até que fosse um meteorito. Foi um barulho muito forte e um clarão tão grande que não se conseguia ver mais nada. Quando percebi, o quintal já estava pegando fogo - disse a aposentada Miriam Rodrigues Martinez, de 61 anos, que teve a casa interditada pela Defesa Civil em Santos.

Morador da rua Vahia de Abreu, o aposentado Marcos Ferreira, de 62 anos, disse ter tido a impressão de que o fogo saía de uma das turbinas.

- O avião passou no meio de dois prédios já caindo e pegando fogo. Na minha casa, que é do outro lado da rua, o impacto fez quebrar as janelas - afirmou.

A aeronave onde estava Campos e assessores desviou de um prédio de oito andares antes de cair em um terreno vazio, atrás de uma academia. O avião já havia passado em uma altura baixa pelo Centro e estava seguindo em direção à praia, segundo relatos.

- Um amigo que trabalha no centro viu esse avião andando baixinho. Quando chegou aqui, ele chegou a desviar de um prédio. Acho que o piloto viu que tinha um clarão aqui perto e por isso caiu aqui - disse o jornaleiro Fernando Estriga, de 53 anos.

A queda do avião provocou tumulto e correria no bairro. Desesperados, vizinhos do local do acidente desmaiaram e saíram correndo de suas casas, temendo que houvesse uma explosão.
O estivador Donizete Maguila Junior, de 37 anos, ouviu o barulho e foi ao terreno ver o que tinha acontecido:

- A queda deslocou tanto ar que quebrou os vidros do meu apartamento. Desci para ver o que era e vi uma tragédia. Havia corpos dilacerados e em chamas. Muita gente tinha desmaiado. Fui socorrendo e colocando em carros pra levar para o hospital.

Maguila disse ter visto quatro corpos em meio aos escombros:

- Não acredito que era o Eduardo. Quando vi os olhos dele, fiquei na dúvida e pensei: "Não pode ser".

Na vizinhança, há três escola infantis, escritórios comerciais e casas. Duas casas e uma academia foram atingidas diretamente pelo avião. O abastecimento de energia elétrica e de gás no bairro foi cortado.

O secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, foi a primeira autoridade a visitar o local do acidente. Após se reunir com os bombeiros e visitar os escombros, ele deixou o bairro sem falar com a imprensa.

por


Nenhum comentário: