2014/08/07

Anatel promete recorrer ao STJ para derrubar liminar que prejudica consumidor

BRASÍLIA - O procurador-geral da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Victor Cravo, disse nesta quinta-feira que pretende recorrer até a última instância para derrubar a liminar que desobrigou as operadoras de TV paga, telefonia e internet de cumprir vários artigos do novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RCG).
- Caso não consiga reverter a decisão vamos levar o processo ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) - disse o procurador-geral da Anatel.


Victor Cravo esteve na 21ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal e no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região para prestar esclarecimentos sobre o regulamento e demonstrar que as empresas participaram da elaboração do texto e tiveram prazo de 120 dias para se adaptar as novas regras. A liminar foi concedida no dia 31 de julho pela 21ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal a pedido da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) antes mesmo do juiz ouvir as alegações da Anatel.

 Com a decisão, as empresas estão desobrigadas por exemplo, de realizarem o retorno imediato para consumidores cujas ligações efetuadas aos call centers tenham sofrido interrupção, e de estender para os clientes antigos os mesmos benefícios das ofertas praticadas com objetivo de captar novos clientes.

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) também entrou com outra ação na 1ª Vara da Justiça Federal do DF pedindo a nulidade e a suspensão de regras do Regulamento. Mas neste caso não foi concedida liminar.

Nenhum comentário: