2014/08/19

Candidatos ao governo do Rio participam de debate na TV Bandeirantes nesta terça-feira

Encontro reunirá Garotinho, Crivella, Pezão, Lindbergh e Tarcísio Motta; O GLOBO acompanha em tempo real no site e no Twitter

RIO - A TV Bandeirantes promove nesta terça-feira, a partir das 22h, o primeiro debate com candidatos ao governo do Rio nesta eleição. Participarão do encontro o deputado federal Anthony Garotinho (PR); os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT); o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Tarcísio Motta (PSOL). Além dos blocos com perguntas de jornalistas e entre candidatos, os participantes ainda responderão a questões enviadas por meio de Twitter e WhatsApp. O GLOBO acompanha o debate em tempo real no site e pelo Twitter (@oglobopolitica).

O debate será no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, e mediado pelo jornalista Sérgio Costa. Os organizadores destacam como novidade uma tecnologia já testada nos Estados Unidos, mas inédita em debates políticos no Brasil: uma espécie de termômetro na tela, chamado de "twittômetro", que ao longo do programa, medirá em tempo real os temas que estiverem gerando o maior número de tweets.

- Hoje a chamada segunda tela é uma realidade da TV. As pessoas assistem à televisão conectadas ao celular, comentando e trocando impressões em tempo real. A gente acredita que essa iniciativa vai ajudar também a aproximar um público mais jovem do debate político - explica o jornalista Xico Vargas, diretor do debate e colunista da TV Bandeirantes.

De acordo com os organizadores, o programa terá duas horas de duração e será dividido em cinco blocos. No primeiro, depois da abertura e da apresentação das regras, cada candidato escolherá um adversário para responder a uma pergunta. O tema será livre. O candidato que responder não poderá ser escolhido novamente. Um sorteio definirá quem escolherá primeiro. Já no segundo bloco, os cinco participantes responderão a perguntas de telespectadores enviadas pelo WhatsApp para a redação da Band Rio. As perguntas são previamente selecionadas pela emissora, não sendo enviadas na hora do debate.

No terceiro bloco, os candidatos responderão a perguntas feitas por jornalistas de veículos que integram o Grupo Bandeirantes de Comunicação e, no quarto bloco, a cinco perguntas gravadas, formuladas por personalidades escolhidas pela emissora. O quinto e último bloco começa com uma pergunta do Twitter.

Depois, cada candidato terá dois minutos para considerações finais.

Questões enviadas por Twitter serão selecionadas e apresentadas ao fim de cada bloco para os candidatos, com ordem de respostas definida por sorteio. Para o coordenador de Notícias e Política do Twitter Brasil, Leonardo Stamillo, a parceria da Bandeirantes com o microblog vai colocar o telespectador dentro do debate em tempo real:

- Vai ser possível pedir para os candidatos explicarem melhor uma proposta ou apresentar mais informações sobre uma situação que acabou de ser discutida. E a discussão que vai estar acontecendo no Twitter também vai se refletir no debate da TV com o termômetro de mensagens que estará na tela.


Nenhum comentário: