2014/04/14

Chuva forte no Rio de Janeiro

 Na foto, a Avenida Presidente Vargas com tráfego ruim em direção ao Centro Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO - Chove forte na manhã desta segunda-feira em vários pontos do Rio, provocando acidentes que complicam o trânsito na cidade. A chuva é intensa na Tijuca, no Centro, no Grajaú e em bairros da Zona Oeste. O Aeroporto Santos Dumont está fechado para pousos desde por volta das 8h15m e opera por instrumentos para decolagens. Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim opera com instrumentos para as duas operações.
Há bolsões d'água na Radial Oeste e na Praça da Bandeira, o que complica o trânsito para quem sai da Zona Norte em direção ao Centro. Motoristas encontram bolsões até no Elevado Paulo de Frontin. Há bolsões também no Santo Cristo, nas ruas Gamboa e Camerino, assim como na esquina das avenidas Professor Pereira Reis e Rodrigues e na rotatória do Santo Cristo.
Com a chuva no Centro, um carro derrapou e capotou no Viaduto Trinta e Um de Março, no Catumbi, fechando o sentido Centro da via das 7h30m até as 9h10. Ainda não há informações sobre feridos. Com o tráfego retido no local, a CET-Rio interditou a saída do Túnel Santa Bárbara para o viaduto, desviando o tráfego para vias do Catumbi. O trânsito está muito lento para o Centro, e o Túnel Rebouças e o Aterro do Flamengo são opções.
No Alto da Boa Vista, onde a chuva agora é fraca, um carro derrapou e bateu num poste às 8h15m, na altura da passagem da Rua Boa Vista para a Avenida Édson Passos. O trânsito está complicado no trecho, e não há boas opções, já que o trânsito é complicado também na Lagoa-Barra e lento em toda a extensão da Grajaú-Jacarepaguá, onde chove forte.
Às 8h15m, o registro era de chuva forte na Avenida Brasil/Mendanha (8,2mm), Tijuca/Muda (7,8mm); e moderada em Santa Teresa (4,8mm) e Grajaú (2,4mm).
Tempo instável desde domingo
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, o município entrou em Estágio de Atenção às 7h40m desta segunda-feira, devido à atuação de uma frente fria que provoca chuva moderada e poderá ganhar intensidade ao longo do dia. Pode haver ainda descargas elétricas e rajadas de vento. O tempo está instável desde a noite deste domingo. Além disso, uma ressaca com ondas de 2,5 a 3 metros deve atingir o litoral.
A prefeitura informou, em nota, que as equipes da Comlurb, da Secretaria municipal de Conservação, da CET-Rio e da Guarda Municipal estão reforçadas e em prontidão para agilizar as ações de resposta a possíveis transtornos", durante toda a segunda-feira. Ainda de acordo com a prefeitura, a Defesa Civil mobilizou equipes que atuam preventivamente em áreas com risco de ocorrer deslizamentos. Nesses locais, moradores devem ficar atentos a um eventual acionamento do sistema de sirenes.
- Temos uma condição de chuva de moderada a forte na cidade inteira, situação que é diferente de chuvas de verão que temos pancadas de chuva em alguns pontos da cidade, mas logo param. A condição de hoje é de chuva contiuada - explica Pedro Junqueira, chefe executivo de operações do COR.
Junqueira ressalta também que esse tipo de precipitação encharca o solo, podendo causar o acionamento das sirenes de áreas de risco que, eventualmente, podem ter que ser evacuadas.
- A chuva continuada vai consumindo redes de drenagem da cidade, aumentando a possibilidade de formação de bolsões d'água. Caso ela venha com vento, pode causar queda de árvores que, se caírem na rede elétrica, podem ocasionar falta de luz. Nesse momento um dos maiores recursos que a gente tem é manter os cidados bem informados, para evitar que as pessoas entrem em situações problemáticas - pontuou Junqueira.
De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, as ondas devem atingir o litoral entre 9h de segunda e 9h de quarta-feira. Segundo o meteorologista do Alerta Rio Pedro Jourdan, isso pode dificultar a drenagem da água da chuva, principalmente nas áreas baixas da cidade, como Lagoa, orla da Zona Sul e o canal do Mangue.
Segundo Jourdan, o volume de chuvas deve ser elevado. Segundo ele, a frente fria, que chega pelo mar, provocará o transporte de umidade do oceano em direção à cidade:
— A umidade do mar vai cair sob forma de chuva, e isso é o que deve causar a constância da precipitação. A frente fria é um sistema bem amplo, de abrangência grande. Então, todas as áreas da cidade vão ser influenciadas por esse sistema meteorológico.

Nenhum comentário: