2013/11/19

Dengue: Rio tem 11 cidades com áreas de alto risco de infestação

RIO - As altas temperaturas dos últimos dias, intercaladas com períodos de chuva, anteciparam um problema típico do verão no Rio: a ameaça de uma epidemia de dengue. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, 11 municípios apresentam áreas com alto risco de infestação pelo Aedes aegypti.

Nestes locais, a quantidade de imóveis com chance de abrigar o mosquito é superior a 4% (40 imóveis a cada mil), número considerado perigoso pelo Ministério da Saúde.

Esses focos foram encontrados em bairros dos municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Japerí, Magé, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Macaé e São João da Barra. Entre os municípios pesquisados, 26 estão em estágio de alerta (com índice entre 1% e 3,9%). As maiores taxas foram registradas em Santo Antônio de Pádua, com 2,6%; Itaboraí (2,4%); Japeri (2,3%) e Itaguaí (2,1%).

Cerca de 70% das cidades, no entando, tem infestação pelo Aedes aegypti abaixo de 1%, índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. Barris, pratos de plantas, garrafas e latas estão entre os criadouros mais comuns, presentes em mais de 60% dos imóveis infestados.

— Embora alguns municípios apresentem situação de alerta, determinados bairros possuem índices acima da média local, com alto risco de infestação. O levantamento é importante porque indica quais são as áreas prioritárias para implementação de medidas e ações estratégicas de controle e combate à dengue — afirma Mário Ribeiro, técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Durante este ano, até o dia 2 de novembro, foram notificados 217.885 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 57 mortes confirmadas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/dengue-rio-tem-11-cidades-com-areas-de-alto-risco-de-infestacao-10823019#ixzz2l8Xxmgh4

Nenhum comentário: