2013/11/07

Câmara dos Vereadores de Campos recebe cooperativistas

Uma das cidades mais fortes economicamente do Estado do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes tem grande apelo ao cooperativismo, contando com 18 instituições. Em busca de um fortalecimento do setor, dirigentes de cooperativas do município e o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, se reuniram no dia 5 de novembro com o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, vereador Edson Batista.  Em pauta, a criação do Escritório Regional do Cooperativismo Norte Fluminense, com sede em Campos, a inclusão do cooperativismo na Lei Orgânica do município, que está para ser votada nos próximos meses e, também, a criação de Leis Complementares que visam ao desenvolvimento do cooperativismo.
Para se ter ideia da força do cooperativismo na cidade, juntas, as cooperativas somam 20 mil cooperados, abrangendo diversos segmentos, como agropecuário, educacional, trabalho, crédito, transporte de cargas, transporte alternativo e saúde.
O fato de o cooperativismo ser um instrumento de geração de renda e desenvolvimento local foi um dos pontos abordados pelo presidente da Câmara. Segundo o vereador, a importância do segmento mostra que é preciso incluir o cooperativismo na Lei Orgânica Municipal. “A cidade tem importantes cooperativas, como a Coagro. Tenho a certeza de que precisamos fortalecê-las pois promovem o desenvolvimento e o fortalecimento local”, disse.
Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o diretor da OCB/RJ Vinícius Mesquita explicou o papel do Sistema OCB/Sescoop-RJ e as preocupações que a Federação possui. “Nossa maior preocupação é que as cooperativas tenham o tratamento adequado. A falta de conhecimento dos governantes e dos poderes proporcionam grandes dificuldades e o Sistema veio até aqui para mostrar o que é o cooperativismo e a importância do trabalho das cooperativas”, contou.
Durante a reunião o diretor comentou sobre a perspectiva da criação de um Escritório Regional para o Norte Fluminense, sediado em Campos dos Goytacazes. “A atual gestão está buscando descentralizar as ações do Sistema justamente para ficarmos próximos das cooperativas, e, assim, atender as demandas que cada uma possui. Com a criação deste novo Escritório, o cooperativismo da região se desenvolverá ainda mais”, falou Vinícius, acrescentando que o local ainda está a ser escolhido.
Diretores e dirigentes das cooperativas, entre elas Coobranorte, Uniodonto Campos, PróUni, Sicoob Cred Rio Norte e Coagro estiveram presentes. O presidente da Coobranorte, Waldemar Soares, salientou que o cooperativismo é o motor para o desenvolvimento do Norte Fluminense. “Temos cooperativas muito fortes e esta reunião marcará o forte crescimento das instituições cooperativistas em Campos”, contou.
O presidente do Sicoob Cred Rio Norte, Neilton Silva, disse que os dirigentes de cooperativas estão juntos em prol do fomento do cooperativismo na cidade. “O grupo que esteve reunido com o presidente da Câmara tem como foco promover o crescimento do cooperativismo em Campos. Queremos que seja criada uma Frente Parlamentar do Cooperativismo aqui, possibilitando, assim, um maior conhecimento da doutrina cooperativista”, ressaltou.
Após a reunião com o presidente da Câmara, Vinícius Mesquita falou sobre o cooperativismo para vereadores e o público que assistia à sessão plenária. A história do cooperativismo no Brasil e no mundo e o atual panorama no país foram os pontos abordados pelo diretor.
Fonte: Richard Hollanda - Montenegro Comunicação - Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: