2012/09/12

RJ: Datafolha aponta vitória de Paes no 1.º turno

RIO - O Datafolha divulgou nesta quarta-feira a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), manteve a liderança. Segundo o Datafolha, se a eleição fosse hoje, ele seria reeleito no primeiro turno com 54% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que na última pesquisa. No mesmo período, Marcelo Freixo (PSOL) passou de 13% para 18% das intenções de voto.

Rodrigo Maia (DEM) ficou com 4% das intenções de voto; Otávio Leite (PSDB), com 3%; Aspásia Camargo (PV), com 2%; e Cyro Garcia (PSTU) com 1%. Antonio Carlos (PCO) e Fernando Siqueira (PPL) foram citados mas não atingiram 1%. Votos em branco ou nulos somam 9% e os indecisos são 8%.

O candidato do DEM continua com o maior índice de rejeição: 42% dos eleitores disseram que nunca votaria no filho do ex-prefeito Cesar Maia, 11 pontos percentuais a mais do que levantamento feito há duas semanas. Aspásia Camargo e Cyro Garcia têm o segundo maior nível de rejeição, de 18%. Já Paes tem rejeição de16% e Freixo, de10%.

Pela primeira vez, o Datafolha perguntou sobre um eventual segundo turno entre Paes e Freixo. Segundo a pesquisa, o prefeito aparece com 63% das intenções de voto contra 28% do candidato do PSOL.

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro. Foram entrevistadas 1086 pessoas na cidade do Rio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Essa pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RJ-00083 / 2012.

http://oglobo.globo.com/topico-eleicoes-2012/datafolha-paes-tem-54-freixo-18-6066644








.

Nenhum comentário: