2012/09/11

Governo anuncia aporte de R$ 3,3 bi para compensar redução na tarifa de energia

Consumidor residencial terá redução média de 16,2% a partir de 2013

BRASÍLIA - O governo federal anunciou nesta terça-feira aporte de R$ 3,3 bilhões da União para compensar a retirada de encargos da conta de energia para que as contas tenham redução média de 16,2% para o consumidor residencial a partir de 2013. Para as indústrias, como foi antecipado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, a queda será de até 28%, variando conforme o nível de consumo de cada empresa.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, as medidas significam aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, por redução da conta de luz. Considerados todos os consumidores de energia elétrica, a queda média será de 20,2%, sendo que, desse total, 7 pontos percentuais se refere à reditada de encargos e ao aporte do governo e 13,2 pontos se refere à renovação de concessões com valores menores de tarifa.

- A partir de 2013, todos os brasileiros vão pagar muito menos pela energia elétrica consumida. A redução será em média de 16% a 28% para o consumidor residencial, comércio e indústria - disse Lobão.

Segundo o ministro, o governo renovou concessões que estavam vencendo entre 2015 e 2017 equivalentes a 18% do parque gerador nacional, 67% da rede básica de transmissão e 35% do mercado de distribuição.

- Esse ganho será transferido a todos os consumidores brasileiros - disse Lobão.

O Globo







Nenhum comentário: