2012/04/28

A folia de Campos

Hoje é o segundo dia, no sambódromo de Campos dos Goytacazes (RJ), ou, como nomeou o governo municipal, no Cepop, que sangrou os cofres públicos em aproximadamente R$ 80 milhões, o carnaval fora de época (ou Campos Folia, como insiste o governo). Em geral, ao blog parece que não se trata exatamente de uma época distinta, mas de uma festa da carne fora de seu tempo. Esperamos a estreia, e, apesar dos comentários mais que entusiasmados dos narradores oficiais, nada foi tão diferente dos últimos carnavais, fora o espaço.

Sem entrarmos no mérito de que, no seu mais íntimo, o povo de Campos em geral não tem hoje clima para brincar ao som dos batuques, não nos convence uma justificativa plausível para a realização desses shows e desfiles. Shows na realidade porque as grandes agremiações do Rio de Janeiro não desfilam, mas apresentam um espetáculo de porte médio, preparado para arrecadar dinheiro rodando o país e para os gringos verem lá fora. E os desfiles, bem, esses de Campos conhecemos há anos, sem evolução e trocadilho.

Dizer que o carnaval em Campos em sua época real é prejudicado pelas programações das praias da região seria um descobrir tardio da pólvora, mas também a assinatura sob a incompetência de se transformar os dias de folia em espetáculo de respeito, com planejamento e organização. Seria pedir muito?

Tentar fazer desse carnaval fora de época um evento efetivamente turístico é um esforço hercúleo, não só pela falta de vocação da cidade nesse sentido, como pela falta de estrutura de todas as agremiações carnavalescas locais. Alguém acredita que virão milhares (ok, centenas...) de foliões de outras cidades da região ou Rio de Janeiro para acompanhar a farra da planície? O número pode não ser um fiasco total devido à isca da apresentação de escolas de samba do Rio, custeadas pelo dinheiro público.

Enfim, fica um gosto de “o que é isso?”, de “para que isso?”. Para quem não consegue ficar parado com o ronco da cuíca ou certamente mora em Pasárgada, são dias de festa até a segunda-feira. Aliás, segunda não - é ponto facultativo para que todos possam dormir um pouco até mais tarde, sonhando com os próximos enredos desta nossa terra guerreira e que não merece castigo. E outra coisa: não entendemos porque a organização da festa está também a cargo da fundação Zumbi dos Palmares. O que ela tem a ver com o carnaval? A responsabilidadenão é da secretaria de Cultura e da fundação cultural Jornalista Oswaldo Lima?

Nenhum comentário: