2011/08/23

Tremor desta terça foi o mais forte a atingir o leste dos EUA desde 1897

O terremoto de magnitude 5,8 que atingiu nesta terça-feira a costa leste dos Estados Unidos com epicentro no Estado da Virgínia foi o mais intenso registrado desde 1897 nesta área, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O organismo indica que apesar dos terremotos no centro e leste do país serem menos frequentes que no litoral oeste, costumam ser mais fortes e em uma região muito mais ampla.

O terremoto desta terça-feira, cujo epicentro se registrou a um quilômetro de profundidade e a uma distância de 15 quilômetros da localidade de Mineral, no Estado da Virgínia, também foi sentido em cidades como Nova York e Washington, e até no Canadá.

Desde 1774, os habitantes do centro da Virgínia sentiram pequenos tremores e sofreram danos de pouca consideração, mas desde 1897 a região não tinha registrado um terremoto desta magnitude.

No entanto, segundo seus registros, o terremoto que mais causou danos até agora nessa zona foi em 1875 e teve uma magnitude 4,8. O mais recente foi em dezembro de 2003 e teve uma magnitude de 4,5.

A zona central sísmica da Virgínia está longe dos limites da placa tectônica mais próxima, que estão no centro do Oceano Atlântico e o Mar Caribe. No entanto, o USGS assinala que nesta região se sentem pequenos terremotos a cada um ou dois anos, que causam pouco ou nenhum dano.

DA EFE, EM WASHINGTON



O presidente americano, Barack Obama, foi informado por assessores que o tremor de magnitude 5,8 que atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, danificando prédios públicos em Washington e abalando Nova York, não causou danos de grande proporção na infra-estrutura -- incluindo aeroportos e instalações nucleares. Também não houve pedido imediato de ajuda federal, de acordo com a Casa Branca.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou o tremor às 13h51 (14h51 em Brasília) e com profundidade revisada de apenas 0,1 km --quanto menor a profundidade, maior a chance dos efeitos serem sentidos.

O Pentágono foi esvaziado por causa do tremor, que, segundo o USGS, teve seu epicentro perto de Richmond, Virginia, a 139 km da capital americana.

A Catedral de Washington --o prédio mais alto da cidade-- sofreu danos após o tremor, de acordo com o porta-voz Richard Weinberg. A principal torre do edifício sofreu danos de menor proporção.

PÂNICO

Em Washington, os prédios tremeram por alguns segundos e as calçadas se encheram de pessoas, que correram para as ruas. A maioria tentava se comunicar com parentes, mas as linhas telefônicas sofreram interrupções.

No metrô, o terremoto também foi sentido, mas o serviço foi mantido normalmente.

O tremor, segundo o jornal "Washington Post", foi sentido por pouco mais de 30 segundos --o suficiente para acionar os alarmes anti-incêndio no distrito comercial. O jornal relata que os prédios da capital foram esvaziados, incluindo parte da Casa Branca.

Segundo as agências de notícias, contudo, o tremor foi sentido ainda em Filadélfia, Nova York, Pensilvânia, Ohio e até o resort de Martha's Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa suas férias. Há ainda relatos de que foi sentido em Chapel Hill, na Carolina do Norte e até mais ao norte, em Rhode Island.

NOVA YORK

Em Nova York, vários prédios também foram esvaziados, mas nenhum incidente com vítimas foi registrado até as 18h (horário local).

Milhares de pessoas deixaram suas casas no bairro do palácio da Justiça, ao sul de Manhattan. Não havia sinal de pânico. A cidade usou os procedimentos de evacuação que foram adotados após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O terremoto também foi sentido na ilha de Martha's Vineyard, em Massachusetts, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família.

TRANSPORTES

Os voos com partida e chegada em Nova York foram retomados após sofrer atraso. Voos do aeroporto internacional John F. Kennedy e Newark estavam suspensos devido ao tremor, segundo o porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Nova York e Nova Jersey.

Autoridades suspenderam temporariamente os voos para inspecionar as condições das pistas e torres de controle.

A operadora Amtrak disse que seus trens tiveram que reduzir velocidade entre Baltimore e Washington para inspecionar linhas férreas, estações e a infra-estrutura em geral após o tremor.

De acordo com a companhia, não há registro de feridos, mas passageiros devem enfrentar atrasos.

Folha.com
Uol
agências internacionais
c/ed.













Nenhum comentário: