2011/08/13

Renda Melhor chega ao Norte Fluminense no fim do ano

Lançamento será realizado em Macaé, onde programa atenderá cerca de 5.500 famílias

O programa Renda Melhor, componente do Plano de Superação da Pobreza Extrema do Estado do Rio de Janeiro, chegará à Região Norte Fluminense ainda este ano. O anúncio foi feito durante reunião de trabalho entre o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

O projeto piloto do Renda Melhor foi implantado em Japeri, Belford Roxo e São Gonçalo. Segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Plano Estadual, com seus quatro componentes - transferência de renda, busca ativa das famílias para a inclusão no Cadastro Único, investimento no capital humano e gestão de oportunidades e inclusão das famílias produtivas – irá atender a cerca de 5,5 mil famílias de Macaé, o que corresponde a mais de 20 mil pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza extrema.

- Em um país, estado e cidade, como o Brasil, o Rio de Janeiro e Macaé, com tantas possibilidades, é viável o desenvolvimento de estratégias para a inclusão de todos. Os avanços dos últimos anos nos permitem essa mudança de paradigma. Macaé já é e pode ser cada vez mais um exemplo de integração das ações com os governos do Estado e Federal para a inclusão social - destacou o secretário.

Rodrigo Neves acrescentou que já está sendo finalizada a primeira fase do projeto.

- Já estamos saindo da fase piloto do nosso programa e, a partir de dezembro, vamos chegar aos outros 91 municípios do estado, com um investimento de R$ 250 milhões e 300 mil famílias, o que corresponde a 1,2 milhão de pessoas que sairão da situação de pobreza extrema a partir da implantação do Renda Melhor – ressaltou.

Durante o encontro com o prefeito de Macaé, o secretário Rodrigo Neves também anunciou a expansão do número de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade.

- Através do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinado com os 92 municípios, inclusive Macaé, desde o mês de junho, o Estado já está transferindo recurso ao fundo municipal que permite manter, qualificar, e, inclusive, ampliar o serviço dos CRAS, com a implantação de mais duas unidades no município - explicou o secretário.

A reunião contou com a participação dos secretários de Governo e de Desenvolvimento Social de Macaé, André Braga e Nilmara Valadares, respectivamente, e do coordenador da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Luciano Diniz.

Ascom da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (RJ)
c/ ed.





Nenhum comentário: