2011/08/13

Entrevista: Neilton Ribeiro da Silva, presidente da Cred Rio Norte

Em linhas gerais, uma Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que, através da mútua ajuda, sem fins lucrativos, buscam administrar de modo mais eficiente seus recursos financeiros.

Assim, o objetivo da cooperativa de crédito é prestar assistência creditícia e serviços diversos de natureza bancária, e outros, a seus associados, com condições mais favoráveis do que as instituições financeiras do mercado tradicional.

As cooperativas de crédito são legalmente equiparadas às instituição financeiras e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil.

Em Campos dos Goytacazes temos a sede central da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Educação do Norte, Noroeste e Região dos Lagos, uma das mais importantes do estado do Rio de Janeiro. E o presidente da Cred Rio Norte, Neilton Ribeiro da Silva, é o entrevistado deste domingo do Blog Geral.

1) Como você descobriu o cooperativismo e como surgiu a idéia de se fundar uma cooperativa?

NRS. Na verdade entrei para o cooperativismo por indicação do ex- presidente do SINASEFE, o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais, Tácio Pereira Gomes. Em uma reunião na Escola de Goiás ele conheceu o sistema de cooperativas e me indicou para fundar uma similar em Campos. Como sempre procurei ser muito dinâmico, comecei a pesquisar e estudar bastante o assunto, visitei a cooperativa de Vitória, no Espírito Santo, e com isso decidimos criar uma cooperativa de funcionários na antiga Escola Técnica de Campos, depois Cefet e hoje denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.


2) Quais as principais vantagens do sistema cooperativista em relação às demais instituições financeiras?

NRS. Basicamente as Instituições financeiras têm como principal objetivo o lucro, o qual não é dividido com seus clientes. Já as instituições cooperativistas prestam serviços com os custos suficientes para a manutenção do seu funcionamento, e o excedente, as chamadas sobras, são devolvidas aos cooperados na razão direta de sua utilização, todos os anos, ou seja, quanto mais ele utilizar os serviços oferecidos pela cooperativa, mais receberá proporcionalmente. Nosso objetivo é o desenvolvimento de um trabalho conjunto, que satisfaça a todos, tendo o ser humano como ponto central.


3) Qual é a sua formação profissional e como você concilia seus demais afazeres com a presidência da cooperativa?

NRS. Sou formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Pós Graduado em Análise de Sistemas e Mestre em Economia Empresarial. Durante os 13 anos de existência da Cred Rio Norte, dividi meu tempo entre outras atividades, como o magistério no IFF. Quando fazemos o que gostamos as tarefas se tornam complementares e mais fáceis de serem executadas. Durante os 36 anos de magistério no IFF desenvolvi concomitantemente várias tarefas e graças a Deus pude fazer sempre bem feito o que me propus fazer.


4) A Cred Rio Norte já tem quase dois mil associados. Você considera que o modelo cooperativista começa a ser melhor difundido e aceito pela sociedade?

NRS. Infelizmente o sistema capitalista que dominou o país por muito tempo tolheu o desenvolvimento do cooperativismo, tendo o governo como agente dessa política. A partir do governo Lula houve uma abertura que possibilitou a retomada do modelo com a crescente participação do cooperativismo no sistema financeiro do país. Antes os números envolvidos eram até maiores, no entanto, o sistema apresentava muitos riscos devido à falta de organização sistêmica e fiscalização.


5) E em Campos e na região, especificamente? O modelo cooperativista já é compreendido?

NRS. Campos já foi celeiro de uma grande cooperativa de crédito rural, mas ela acabou falindo por má administração. Isso ficou no inconsciente das pessoas, além de outros exemplos mal sucedidos. Hoje na região Norte e Noroeste Fluminense temos duas cooperativas: a UNICRED e a CRED RIO NORTE, instituições bem administradas e que estão escrevendo uma nova página do cooperativismo na região.


6) Quais ações você destacaria nestes 13 anos de Cred Rio Norte?


NRS. A abertura da cooperativa para os profissionais da educação e a compra da sede própria em frente ao IFF, em Campos dos Goytacazes.


7) Quais as maiores dificuldades enfrentadas?

NRS. Sinceramente não me recordo de ter enfrentado grandes dificuldades para conduzir a cooperativa no rumo certo, pois sempre tive bons relacionamentos com os órgãos superiores e isso me colocou sempre na vanguarda dos acontecimentos.


8) Quais são as metas para este ano e 2012?

NRS. Expandir a cooperativa principalmente para os municípios onde o IFF tiver Campus; dar continuidade à capacitação dos diretores e funcionários e a ampliação dos projetos sociais, pois através destes é que a cooperativa se diferencia das demais instituições bancárias.


9) Como é feito o relacionamento da Cred Rio Norte com as centrais cooperativistas e as demais cooperativas?

NRS. Temos hoje sem dúvida alguma o respeito e reconhecimento de todo o sistema e de dirigentes de órgão reguladores, como por exemplo o Banco Central, o SICOOB, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, e o BANCOOB, o Banco Cooperativo do Brasil. Isto de certa forma cria uma base de credibilidade, o que acaba beneficiando o nosso crescimento.


10) Já há postos de atendimento em Macaé e São João da Barra. Outros poderão surgir?

NRS. Sim. Já estamos ultimando as providências para instalação de um posto de atendimento em escolas de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Cabo Frio.


Do Blog Geral: conheça a Cred Rio Norte e os serviços oferecidos:

Rua Dr. Siqueira, 278 – Parque Dom Bosco – Campos dos Goytacazes (RJ) – CEP 28030-130
Tel.: (22) 2726-2750 e Fax (22) 2726-2752
http://www.credrionorte.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde
Além da competência na administração da Cooperativa, o companheiro é extremamnte acessível e muito boa gente.
Gilson

Blog Vitor Longo disse...

Bom dia,

O Presidente Neilton tem demonstrado muita competência, visão e comprometimento com a CRED RIO NORTE.

Como foi dito é uma pessoa acessível, humilde e resolutivo.

Quero destacar sua liderança com os colaboradores da Instituição, que estão sempre dispostos a ajudar-nos nos mais variados aspectos. E o Marquinhos foi uma excelente aquisição. Parabéns para a CRED RIO NORTE e para todos nós cooperados que temos Neilton como um grande timoneiro e Marquinhos como um grande gerente.

Vitor Longo Braz

Anônimo disse...

Pababéns, por conseguir sozinho montar uma estrutura de tamanha importância!