2011/08/12

Sai a licença para a duplicação da BR 101 Norte entre Macaé e Campos

RIO - Depois de três anos de negociações e audiências públicas, saiu nesta quinta-feira a licença ambiental para as obras de duplicação de 150 quilômetros da BR-101-Norte, entre Macaé e à divisa do Estado do Rio com o Espírito Santo.

A licença foi liberada pelo Ibama depois que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) emitiu parecer com um nada a opor às obras naquele trecho da BR-101, conhecida como rodovia da morte devido ao elevado número de acidentes.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, disse que a concessionária Autopista Fluminense começa as obras em 15 dias. Foi pedida outra licença ambiental para as obras do Trevo de Macaé, no entroncamento da BR-101 com a RJ-168, recentemente restaurada pelo DER.

Segundo Áureo, o governador Sérgio Cabral participou das negociações, EM 2010, para que a BR-101 Norte fosse dividida em três trechos para efeito de licenciamento ambiental. O primeiro trecho é a Avenida do Contorno, em Niterói; o segundo fica entre Rio Bonito e Macaé; e, o terceiro, entre Macaé e Campos, na divisa com o Espírito Santo.

- A divisão foi feita porque o trecho entre Macaé e Campos registra alto índice de acidentes e não possui remanescentes de Mata Atlântica que poderiam atrasar o licenciamento. Não há impacto ambiental. O mesmo não ocorre no trecho de Silva Jardim e Casimiro de Abreu, onde ficam as Reservas Biológicas Poço das Antes e União. A duplicação também vai beneficiar o escoamento da produção agrícola do Norte Fluminense - disse o secretário.

Paulo Roberto Araújo
O Globo

Nenhum comentário: