2008/08/14

Força

Forças federais
TSE autoriza envio de tropas militares para campanha e eleições no Rio
Publicada em 14/08/2008 às 20h42m
Carolina Brígido - O Globo

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta quinta-feira, por unanimidade, autorizar o envio de tropas militares para garantir a segurança durante a campanha eleitoral deste ano no Rio de Janeiro. As Forças Armadas poderão ser enviadas assim que o governador Sérgio Cabral (PMDB) formalizar o pedido que já fez informalmente ao presidente do TSE, Carlos Ayres Britto. Nesta quinta, em novo telefonema a Ayres Britto, Cabral disse que considera extremamente necessária a presença de militares para garantir a segurança durante a campanha e as eleições no Rio.
O julgamento foi feito nesta quinta a pedido de Ayres Britto, na abertura da sessão. Ele pediu que seus colegas votassem de imediato o envio de tropas para o Rio , visando a combater a influência de traficantes sobre eleitores nas favelas da cidade.
Na segunda-feira, Ayres Britto dissera que iria discutir com o colegiado da corte a necessidade ou não de enviar tropas federais para garantir a campanha eleitoral no Rio. A afirmação foi feita logo depois da reunião que discutiu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a situação dos currais eleitorais de milícias e de traficantes na cidade. Ayres Britto afirmou que não descarta a hipótese de as forças federais, por iniciativa do TSE, virem a atuar em conjunto com as forças policiais do Rio, para garantir a regularidade do processo eleitoral.
O debate sobre a presença da Força Nacional e das Forças Armadas para garantir a segurança das eleições no Rio, discutida na segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral do Rio, com a presença do presidente da corte, Roberto Wider, de Ayres Britto, e do ministro da Justiça, Tarso Genro, quando ficou decidido que a medida estaria descartada, mobilizou os candidatos à sucessão do prefeito Cesar Maia. Enquanto Jandira Feghali (PCdoB/PHS/PTN/PSB) e Chico Alencar (PSOL/PSTU) são radicalmente contra a presença de forças federais, Marcelo Crivella (PRB/PR/PSDC/PRTB), Eduardo Paes (PMDB/PP/PTB/PSL) e Solange Amaral (DEM/PTC/PMN) gostariam de contar com apoio federal para garantir tranqüilidade no pleito, em que proliferam denúncias de que traficantes e milicianos tentam controlar o voto dos eleitores, implantando currais eleitorais em comunidades carentes. Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS) quer as Forças federais não apenas na campanha, mas durante todo o ano.

Nenhum comentário: