2008/08/15

Eleições Rio II

TSE recebe pedido de Cabral para envio de forças federais para as eleições do Rio
da Folha On line

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), enviou hoje ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pedido de envio de forças federais --Forças Armadas e Força Nacional-- para garantir a segurança nas eleições do Estado. O pedido foi feito após o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio receber denúncias anônimas sobre milícias e traficantes que estariam tentando interferir no processo eleitoral.
Além de querer impor a candidatura de simpatizantes dos criminosos, esses grupos chegaram a proibir a campanha de alguns candidatos nas comunidades dominadas por traficantes e milicianos.
"Para mim, não há o menor problema que as forças federais venham ao Rio nos ajudar. Se o governo tiver que ser a autoridade a solicitá-las, eu oficializo agora essa solicitação. Já disse ao presidente do TSE que é o meu desejo que venham", disse Cabral.
O governador do Rio pediu que os militares da Força continuem atuando no Rio também após o período eleitoral.!Se puderem continuar, vai ser um presente. Precisamos de mais gente nas ruas. Quanto mais, melhor", afirmou. "As forças federais são muito bem vindas no Rio. A população do Rio necessita de tranqüilidade no período eleitoral e fora do período eleitoral."
Cabral não soube dizer quantos homens e quais forças federais serão alocados no processo eleitoral do Estado nem quando a ajuda chegará. "O TSE é quem tem que decidir se é a Força Nacional de Segurança, se são as Forças Armadas... Eu preciso de ajuda. O Rio precisa de ajuda para combater a criminalidade."

Nenhum comentário: