2008/08/26

Anencefalia

STF realiza 1ª audiência sobre aborto de fetos anencéfalos
26/08 - 11:32 , atualizada às 15:20 26/08 - Redação com agências
ùltimo segundo Ig

BRASÍLIA - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouviram na manhã desta terça-feira religiosos e representantes da sociedade sobre a proposta de legalização dos procedimentos para a interrupção de gestações de fetos com anencefalia, que é uma malformação caracterizada pela ausência total ou parcial do cérebro e do crânio. As opiniões sobre o assunto divergiram e, dentre os seis ouvidos, três se disseram contra o aborto, dois a favor, e um médico defendeu mais pesquisas.
Ministro diz que entre a ciência e a religião fica "no meio termo"
Sofrimento não justifica nem autoriza sacrifício de bebê anencéfalo, diz CNBB

Outros dois debates serão feitos com o mesmo objetivo - nos dias 28 deste mês e 4 de setembro.
As audiências deverão servir de base para um julgamento que ocorrerá até o fim do ano, no qual o plenário do STF decidirá se libera ou não esses procedimentos. A tendência atual no Supremo - formado por nove homens e duas mulheres - é autorizar a realização das interrupções em todo o País.
A decisão será tomada no julgamento de uma ação movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). A CNTS sustenta que a anencefalia inviabiliza a vida fora do útero, portanto não seria necessário obrigar a mãe a levar a gestação a termo - por motivos clínicos e psicológicos. Na grande maioria dos casos, o bebê anencéfalo já nasce morto ou sobrevive apenas por algumas horas.
No entanto, os críticos dizem que a interrupção de gestações de fetos com anencefalia é, na verdade, uma nova modalidade de aborto. A legislação nacional atual permite a interrupção da gravidez apenas em casos de estupro e risco de morte da mãe.
O julgamento ainda não tem data marcada. A ação foi protocolada no STF em 2004.
Religiosos divergem sobre o aborto
O primeiro especialista, que falou na audiência pública, foi o representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luiz Antônio Bento.
O religioso apresentou sua defesa a partir da perspectiva cristã e disse que a CNBB defende a humanidade do feto, que é um ser humano, ainda que com má-formação. “Ninguém pode autorizar que se dê a morte a um ser humano inocente, seja ele embrião, feto, ou criança sem ou com má-formação, adulto, velho, doente, incurável ou agonizante”, afirmou.
O representante da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Carlos Macedo de Oliveira, por sua vez, defendeu a antecipação terapêutica e propôs que a mãe decida sobre o aborto ou não quando o bebê apresentar anencefalia. “Talvez nenhum de nós consiga dimensionar os agravos de uma gravidez acometida de anencefalia”, ponderou.
Segundo o bispo, o bem comum passa primeiro pelo bem individual de cada pessoa, e cabe ao Estado proporcionar que seus cidadãos vivam bem, e não apenas vivam.

Médico pede cautela

O representante da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, o médico Rodolfo Acatauassú Nunes, afirmou que a medicina ainda precisa avançar as pesuisas sobre o nível de consciência de crianças nascidas com deformações severas no cérebro antes de serem definidas políticas sobre o assunto.
Nunes citou o caso da menina brasileira Marcela de Jesus, que sobreviveu 18 meses e, durante esse tempo, conseguiu interagir com a sua família. “A anencefalia não é o mesmo que morte encefálica, porque uma pessoa que respira sozinha e que é amamentada pela mãe sem precisar de aparelhos está viva”, descreveu. “Existem muitas reações desses bebês que não se explicam, por isso é necessária a cautela”, advertiu.
ONG católica é a favor e espíritas são contra
A presidente da organização não-governamental (ONG) "Católicas pelo Direito de Decidir" e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Maria José Fontelas Rosado Nunes, defendeu a interrupção da gravidez em casos de comprovada anencefalia.
Segundo Maria José, nos últimos anos, 15 mil mulheres brasileiras tiveram que percorrer ”uma peregrinação judicial dolorosa” para ter respeitado o seu direito de interromper uma gravidez de fetos anencéfalso. "Isso é um desrespeito à mulher", disse.
A professora afirmou que modificar a legislação "é uma questão de justiça social" e que não oferecer à mulher essa oportunidade "é tratá-la como coisa".
Já duas médicas representantes da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME), Irvênia Luiza de Santis Prada e Marlene Rossi Severino Nobre, discursaram contra o aborto.
Marlene Rossi disse que "o acaso não explica a vida" e não há direito da mulher quando um direito se sobrepõe ao dela. "A vida do anencéfalo sobrepuja todos os outros direitos, é um bem fundamental que lhe pertence", rebateu.

Nenhum comentário: