2008/08/12

Advogado

Reproduzo hoje a carta do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, enviada aos advogados pela passagem ontem do seu dia, 11 de agosto.
E ainda aproveito: parabéns a todos nós, e que seja todo dia aquela data especial para que continuemos a lutar pelos direitos de todos os cidadãos.


Prezado colega
Dirijo-me a você, na qualidade de presidente da nossa casa, a OAB/RJ, para parabenizá-lo pela passagem do Dia do Advogado. Nossa profissão tem sido, por vezes, alvo de incompreensões por parte dos que confundem a defesa dos direitos de cidadania e das prerrogativas da advocacia com a busca da impunidade e de privilégios descabidos.
Nada mais falso.Combater essas concepções equivocadas é tarefa não só dos advogados e da OAB. Mas, também, de cada cidadão que compreende a importância do estado de direito.À frente da Seccional do Estado do Rio de Janeiro, temos nos esforçado para demonstrar o papel absolutamente essencial dos advogados na construção de um regime democrático - o que é, aliás, registrado em nossa Constituição. Acredito que temos tido significativo êxito nessa tarefa.Recuperamos, na atual gestão, o importante papel institucional que, historicamente, coube à Ordem dos Advogados do Brasil, na defesa dos mais caros valores da cidadania - tarefa que, em anos recentes, andou esquecido por nossos antecessores na OAB/RJ.Fizemos um esforço para trazer de volta ao nosso convívio colegas que tinham dificuldades em arcar com os custos das anuidades, baixando seu valor e desenvolvendo a exitosa campanha Fique Legal.Melhoramos os serviços antes prestados aos advogados pela Seccional e criamos outros, da maior relevância, como o Recorte Digital.Estamos dotando, com a implementação do projeto OAB Século 21, nossas subseções e as diferentes salas de advogados com o que há de mais moderno em termos de equipamentos de informática - hoje tão necessários à prática da advocacia.Recuperamos a Caarj, fazendo com que nossa Caixa de Assistência voltasse às suas funções precípuas, ao mesmo tempo em que garantimos o atendimento médico aos usuários de seu antigo plano de saúde.Criamos a possibilidade de atendimento odontológico gratuito para os advogados, por meio de convênio recém-criado, mas já amplamente elogiado.Enfim, haveria muito a dizer sobre o que está sendo feito.O próprio sucesso da recém realizada X Conferência Estadual dos Advogados - em termos de quantidade de inscritos e de importância intelectual e política dos debatedores - foi uma demonstração de confiança na Seccional.
Mais: foi, também, uma demonstração de apreço da sociedade pelos advogados e por sua entidade.Por isso tudo, neste dia tão importante para nós, reafirmo o que tenho dito com freqüência: devemos ter orgulho da nossa profissão e da nossa OAB. Um forte abraço a todos.

Wadih Damous
Presidente da OAB/RJ

Nenhum comentário: