2015/11/25

Real quadro do centro de Campos dos Goytacazes


A primeira foto, ao lado, foi postada no blog no dia cinco de maio deste ano.
Já naquela data, e possivelmente antes dela por cidadãos que frequentam diariamente a área, podia ser notada com clareza a degradação pela qual vem passando o centro de Campos dos Goytacazes.  E não se trata da paralisação das obras de “revitalização”, mas do calçamento esburacado, das galerias quebradas, da sujeira e pela invasão de verdadeiros infelizes, que vivem à margem da sociedade por não terem tido oportunidades, quero assim crer.
No entanto, a situação, que ao que parece não recebeu das famosas autoridades competentes do município a devida atenção, vem tomando proporções perigosas.
A segunda foto, no mesmo espaço, de um ângulo diferente e de longe, para evitar qualquer possível tipo de represália, é do dia 19 deste mês. Pelo menos 12 pessoas, entre elas dois travestis, dividiam o espaço por volta das 9h. Numa promiscuidade visível, comiam algo não identificado, consumiam bebidas alcoólicas, discutiam entre si e abordavam transeuntes. Um quadro lamentável para um centro nervoso da cidade, e de caráter histórico.
Comerciantes da área e taxistas disseram que as cenas são diárias, e que o grupo, que chega a 15 pessoas, também cheira “cola” e consome maconha.  Quando fizeram contatos ao poder público, foram comunicados que “não se poderia proibir pessoas de estarem no local.”
Ok, ir e vir e utilizar espaços públicos são direitos garantidos em lei.
Mas bem que a prefeitura poderia, através de seus organismos sociais, ao menos tentar encaminhar essas pessoas a abrigos, oferecer algum tipo de apoio, e mesmo solicitar reforço policial em caso de consumo de drogas em público. Será que, apesar da sensação de estado de abandono em que vivemos hoje, é pedir muito?



Nenhum comentário: