2015/11/30

Artigo

Evolução do cooperativismo de crédito brasileiro no período de 2003 a 2013 à luz da Nova Economia Institucional, por Sidney Soares Chaves

O cooperativismo de crédito vem se constituindo um importante elemento no financiamento do desenvolvimento de projetos. O objetivo deste trabalho é analisar a expansão do segmento no período compreendido entre 2003 e 2013. Os resultados apontam que a evolução de regras formais e informais tem sido relevantes para a dilatação do setor. Conclui-se que a modalidade “Livre Admissão de Associados” tem sido responsável pela dinâmica do segmento e que os estados da Região Sul são os que têm melhor aproveitado as alterações das regras do jogo.

No âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o cooperativismo de crédito vem se constituindo um importante elemento no financiamento do desenvolvimento de projetos, no incremento econômico de regiões estagnadas, proporcionando inclusão financeira para a parcela da população de menor poder aquisitivo, gerando emprego e renda, auxiliando na redução da pobreza (CHAVES, 2011).

Nos dias atuais, o segmento, que iniciou suas atividades no país em 1902, encontra-se em processo de amadurecimento e crescimento, com aumento de pontos de atendimento e número de associados, estimulado pelo fortalecimento do marco regulatório e foco na solidez e eficiência do segmento (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2011).

O movimento expansionista do setor iniciou-se a partir da década de 1990, alavancando as atividades econômicas de seus associados, emergindo como alternativa e concorrendo com as instituições bancárias tradicionais. Suas operações estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, indicando que há relevante espaço a ser ainda ocupado, com potencial para promover o desenvolvimento local e reduzir as disparidades econômicas regionais (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2011).

A ampliação observada vem sendo impulsionada pela mudança de posicionamento do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BCB), organizações que vêm concedendo maior atenção ao segmento, preocupando-se com sua expansão e promovendo significativa flexibilidade normativa (CHAVES, 2011). Nesse contexto, a dilatação do setor vem sendo influenciada pelas alterações nas regras formais e informais, conforme o entendimento da Nova Economia Institucional.

Dado esse pressuposto, o artigo pretende analisar o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no período compreendido entre 2003 e 2013. Para alcançar seu objetivo, dividimos o ensaio em seções. Na próxima, apresenta-se o referencial teórico. Nas seções seguintes, serão expostas as alterações institucionais que vêm impulsionando o crescimento do segmento; a evolução do setor e, por fim, as considerações finais.

As cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade cooperativa, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, e que se destinam, precipuamente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços a seus associados (Lei nº 5.764, de dezembro de 1971 combinando com a Lei Complementar, de abril de 2009).
Leia o artigo completo Evolução_Cooperativismo_Crédito_2003_2013.

http://cooperativismodecredito.coop.br/2015/11/artigo-evolucao-do-cooperativismo-de-credito-brasileiro-no-periodo-de-2003-a-2013-a-luz-da-nova-economia-institucional-por-sidney-soares-chaves/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CooperativasDeCreditoNoBrasilENoMundo+%28Portal+do+Cooperativismo+de+Cr%C3%A9dito%29

Nenhum comentário: