2015/11/07

Conta de luz no RJ sobe a partir de hoje; alta em 2015 atinge 56%

A conta de luz vai ficar mais cara no Rio de Janeiro a partir deste sábado (7). A alta será de 17,2% para clientes residenciais e de 15,9% para indústrias.

O aumento atinge 3,7 milhões de casas e empresas localizadas em 31 municípios do Rio de Janeiro e atendidas pela distribuidora de eletricidade Light

Na quinta-feira (5), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 16,78% nas tarifas da Light.

O custo da compra de energia foi o item que mais influenciou o reajuste da Light, segundo o diretor da Aneel José Jurhosa. A valorização do dólar também teve impacto, porque os contratos da usina de Itaipu e os de térmicas movidas a gás são cotados em dólar.

As contas da Light já tinham subido neste ano. Em fevereiro, a Aneel aprovou um reajuste extraordinário de 22,48% nas tarifas da companhia.

Alta será de 56% neste ano

A tarifa de energia da companhia neste ano subirá, ao todo, 56% na comparação com o ano passado. O cálculo inclui o reajuste extraordinário concedido em fevereiro, o aumento aprovado agora e as bandeiras tarifárias, que acrescentam R$ 4,50 a cada 100 kWh de consumo, segundo o presidente da Light, Paulo Roberto Pinto.

Segundo o executivo, desse aumento de 56% apenas 1,9% efetivamente ficarão no caixa da empresa. O restante é destinado à cobertura de diversos custos, como a compra de energia.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2015/11/07/conta-de-luz-no-rj-sobe-a-partir-de-hoje-alta-em-2015-atinge-56.htm
Leia mais em: http://zip.net/bvslnC

Nenhum comentário: