2014/01/16

Temporal alaga ruas, fecha aeroporto e causa falta de luz no Rio

 
Alessandro Buzas (Futura Press/Estadão Conteúdo)
A chuva forte caiu em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro no fim da tarde desta quinta-feira (16), devido à aproximação de uma frente fria após quase 20 dias de muito calor. Na capital, um temporal desabou no início da noite, com raios, ventos e trovoadas, causando falta de luz, alagamentos, trânsito, e interrompendo a circulação de transportes.
As bacias de Jacarepaguá, Zona Sul e Baía de Guanabara entraram em estágio de alerta, às 19h35, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura.
O Aeroporto Santos Dumont chegou a interromper a operação para pousos e decolagens — houve registro de ventos de 87 km/h na região, segundo o Centro de Operações. A reabertura foi às 19h30, segundo a Infraero, quando a chuva começou dar trégua na região.
O Metrô Rio paralisou a circulação de trens entre Thomaz Coelho e Pavuna, na Linha 2, devido a um problema técnico. Até as 19h35, no entanto, não havia informação se a interrupção foi causada pela chuva.
Barcas param por 30 minutos
 A circulação das barcas que fazem a travessia da Baía de Guanabara foi suspensa durante 30 minutos. Segundo a assessoria da CCR Barcas, a suspensão ocorreu por volta das 19h, por segurança. Os passageiros foram abrigados nas estações e às 19h45 o serviço já estava normalizado. Não houve tumulto.
Os ventos e a queda de árvores e objetos sobre a rede elétrica causaram interrupções no fornecimento de energia. Segundo a concessionária Light, os bairros mais afetados foram Botafogo, Jardim Botânico, Santo Cristo, Grajaú, Ilha do Governador, Campo Grande, Jacarepaguá e Nova Iguaçu.
A Avenida Radial Oeste, no Maracanã, Zona Norte, foi interditada às 20h por causa de bolsões d'água.
Sirenes acionadas
 A Prefeitura informou que foram acionadas sirenes nas comunidades de Parque Silva Vale, em Tomás Coelho; Sapê, em Vaz Lobo; Engenho da Rainha; São Miguel Arcanjo, em Madureira, Subúrbio; e na favela da Rocinha, Zona Sul. As sirenes indicam aos moradores que procurem um local seguro contra possíveis deslizamentos.
Baixada também em atenção
 O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) informou que rios da Baixada Fluminense e da Região Serrana entraram em estágio de atenção para o risco de transbordamento.
Segundo o Instituto, o estado de atenção, o segundo em uma escala de quatro, é acionado quando há possibilidade de elevação no nível dos rios por conta de chuvas. Como divulgou o Inea, já chovia em Petrópolis, na Região Serrana, por volta das 17h20.
A Bacia da Baía de Sepetiba e Bacia da Baía de Guanabara também entraram em estágio de atenção, às 18h25 desta quinta, como divulgou o Centro de Operações Rio. A Bacia de Sepetiba abrange os bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba e Guaratiba. A Bacia de Guanabara abrange os bairros Pavuna, Penha, Bangu, Realengo, Ramos, Madureira, Tijuca, Centro e Ilha do Governador.
 


 

Nenhum comentário: