2014/01/16

Morre a jornalista Albeniza Garcia

Pioneira, lendária repórter de O DIA fez história na cobertura policial em mais de 50 anos de carreira

Rio - Primeira mulher no Brasil a cobrir reportagens de polícia e lenda entre cinco gerações de repórteres, morreu em casa, na manhã desta quinta-feira, a jornalista de O DIA Albeniza Garcia, 84 anos, de insuficiência respiratória e broncoaspiração. Dinâmica, Albeniza trabalhou em redações por mais de 50 anos consecutivos, sempre na função de repórter.

Querida por todos os companheiros de imprensa, Albeniza inspirou a reportagem policial por mais de 50 anos consecutivos. Nunca mediu esforços para atingir o objetivo de levar para a redação o máximo de informação possível.

Sua isenção com a notícia fez com que ela conquistasse o respeito de todos. O melhor exemplo disso ocorreu em 1990, quando Mauro Luis Gonçalves de Oliveira, o Maurinho Branco, sequestrador do empresário Roberto Medina, disse que só libertaria o empresário na presença de Albeniza.

Acompanhada de fotógrafo e de dois advogados, Albeniza encontrou-se com o sequestrador na Zona Norte. Maurinho cumpriu o prometido e Medina foi libertado, sendo levado a uma delegacia pela repórter. Na ocasião, o bandido deu a ela como presente um gavião.

Albeniza Garcia deixa três filhos e quatro netos. Ela será enterrada às 17h desta quinta-feira no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. O corpo está sendo velado na Capela D.

Hilka Telles
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-01-16/morre-a-jornalista-albeniza-garcia.html

Nenhum comentário: