2014/01/12

Dom Orani se diz surpreso com nomeação para cardeal do Vaticano

Rio - O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, na manhã deste domingo, durante a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. "Foi uma surpresa muito grande. Eu estava no carro quando o Papa anunciou meu nome. Recebo como um serviço, uma missão. Primeiro porque é a primeira ordenação do Papa Francisco e segundo porque sou o segundo brasileiro", disse ele ao DIA enquanto se preparava, na Paróquia da Ressurreição, em Ipanema, Zona Sul do Rio, para rezar sua primeira missa, após o anúncio do Papa.

Dom Orani revelou como reagiu ao receber a notícia da nomeação: "Na hora que você ouve seu nome, você sente um friozinho na barriga. Peço agora a oração de vocês". Após rezar a missa na Paróquia da Ressurreição, Dom Orani segue para as comunidades Cantagalo, Pavão-Pavãozinho. Ele encerra suas atividades deste domingo com uma missa no Cristo Redentor, no Corcovado.

Dilma e Cabral parabenizam Dom Orani
 
A presidenta Dilma Rousseff comemorou a escolha de Dom Orani como um dos novos cardeais da Igreja Católica. Em sua conta no Twitter, ela escreveu: "Recebi com alegria a notícia que Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, foi tornado cardeal pelo papa @Pontifex_pt". Além de Dilma, Sério Cabral também usou o microblog para parabenizar o arcebispo do Rio.
 
"Dom Orani é anunciado pelo Papa Francisco @Pontifex_pt como Cardeal. Estou muito feliz e o Rio está feliz! Dom Orani tem feito um lindo trabalho pastoral à frente da Igreja Católica. Dedicado aos mais humildes e sempre integrado com todas as demais denominações religiosas nos esforços para melhorar a vida do povo carioca. Participamos ativamente da conquista da Jornada Mundial da Juventude. Estávamos juntos em 2011 em Madri quando o Papa Bento XVI anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada. Parabéns, Dom Orani! Querido do povo carioca e brasileiro!", escreveu o governador do Estado do Rio em sua conta no Twitter.
 
Dos 19 novos cardeiais, três são eméritos
 
O papa Francisco anunciou neste domingo, durante a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, a criação de 19 novos cardeais. Esta é a primeira vez que o pontífice faz este tipo de nomeação desde março de 2013, quando chegou ao posto mais importante da Igreja Católica.
O consistório no qual Francisco entregará o capelo e o anel aos novos cardeais será realizado, como já tinha sido antecipado, no dia 22 de fevereiro, no Vaticano. Entre os 19 cardeais, 16 têm menos de 80 anos, incluindo dom Orani, e poderão votar no Conclave que vai eleger o sucessor de Francisco como papa.
 
Além do brasileiro, foram criados cardeais de Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia. Os três arcebispos eméritos, que têm mais de 80 anos, são Loris Francesco Capovilla (Itália), o Kelvin Edward Felix (Santa Lúcia) e Fernando Sebastián Aguilar (Espanha).
 
Dom Orani, de 63 anos, foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro em 2009, e já tinha sido arcebispo de Belém e bispo de São José do Rio Preto. Ele nasceu em São José do Rio Pardo (SP) em 1950 e foi ordenado padre em 1974. O novo cardeal foi o anfitrião do pontífice no ano passado durante a visita oficial ao Rio de Janeiro em função da Jornada Mundial da Juventude.
 
O papa também anunciou neste domingo que, antes da cerimônia de 22 de fevereiro, reunirá o Colégio Cardinalício nos dois dias anteriores para "debater o tema da família". O último consistório aconteceu em novembro de 2012, e no final deste mês o número de cardeais eleitores, ou seja, os com menos de 80 anos, será de 106, por isso havia 14 vagas disponíveis no Colégio Cardinalício.
Com as nomeações de hoje, são 122 os cardeais com direito a voto, superando o máximo de 120 que participam de um Conclave. Contudo, dez cardeais completarão 80 anos em 2014. O conclave no qual Francisco foi eleito papa, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais da Europa, 19 das Américas, 11 da África e 10 da Ásia.

Papa Franscico recordou que na sua diversidade de origens, os novos cardeais "representam a profunda relaçao eclesial entre a Igreja de Roma e as outras Igrejas dispersas pelo mundo".

CARDEAIS
- Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
- Dom Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, Itália
- Dom Lorenzo Bardisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos, Itália
- Dom Gerhard Ludwig Muller, arcebispo emérito de Regensburg e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Alemanha
- Dom Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero, Itália
- Dom. Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra
- Dom Leopoldo Solorzano, arcebispo de Manágua, Nicarágua
- Dom Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec, Canadá
- Dom Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjão, Costa do Marfim
- Dom Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia, Itália
- Dom Mario Aurelio Poli, o arcebispo de Buenos Aires, Argentina
- Dom Andrew Yeom Soo Jung, arcebispo de Seul, Coréia do Sul
- Dom Ricardo Adrello, arcebispo de Santiago do Chile
- Dom Philippe Quédraogo, arcebispo de Ouagadougou, Burkina Faso
- Dom Orlando Quevedo, arcebispo de Cotabato, Felipinas
- Dom Chibly Langlois, bispo de Les Cayes, Haiti

CARDEAIS EMÉRITOS
- Monsenhor Loris Capovilla, de 98 anos, que foi secretário pessoal do Papa João XXIII
- Dom Fernando Sebastian Aguillar, arcebispo emérito de Pamplora, Espanha
- Dom Kelvin Felix, arcebispo emérito de Castries, Jamaica

Nonato Viegas
O Dia
http://riodejaneiro.ig.com.br/?url_layer=http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-01-12/dom-orani-e-um-dos-16-novos-cardeais-do-vaticano.html

Nenhum comentário: