2011/07/08

Quem tem medo de poesia? Evento literário em São João da Barra

Diminuir a distância hoje existente entre a poesia e a educação formal. Com essa proposta, será realizado entre os dias 11 e 13 de julho, Em São João da Barra, o projeto Ilíada e Morte e Vida Severina – Quem tem Medo de Poesia. O evento acontecerá na Biblioteca Municipal Prof. Aluyzio Faria, instalada no Palácio Cultural Carlos Martins, no centro da cidade.

Baseado em palestras e oficinas, o projeto conduzirá os participantes a três poemas: Ilíada, de Homero, primeiro poema do Ocidente, Os Lusíadas, de Camões, obra fundamental da literatura em língua portuguesa e Morte e Vida Severina, poema épico-narrativo do pernambucano João Cabral de Melo Neto.

No primeiro dia, segunda-feira (11), uma palestra, a partir das 9h, terá enfoque na origem da poesia e da récita, baseado nos textos de Homero e Camões. A partir das 14h, oficina de récita de trecho de Os Lusíadas, análise dos versos e técnicas de enunciação. Na terça-feira, dia 12, palestra, a partir das 9h, sobre a versão brasileira de Ilíada, compreensão do conteúdo e forma de trechos escolhidos, além de oficina de récita. À tarde, palestra e oficina de récita sobre o poema de João Cabral de Melo Neto.

Fechando a programação, na quarta-feira, dia 13, a partir das 15h, oficina e conclusão com sarau festivo de poesias, com récitas dos poemas trabalhados nas oficinas e outros poemas. O público alvo são professores de língua portuguesa, atores e todo o segmento artístico e cultural do município.

— É fácil constatar que se formou um abismo ente a poesia e a educação formal, do que decorre a constatação de que ninguém mais recita poemas. Se os professores não recitam, seus alunos também não. E uma atividade que acompanha a cultura acidental desde 1000 anos antes de Cristo simplesmente tende a ser esquecida, porque não é recitada pela novas gerações — destacou o coordenador do projeto, Lourinelson Vladmir.

Ilíada e Morte e Vida Severina – Quem tem Medo de Poesia é um dos projetos de circulação literária realizados pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) e visa distribuir por várias cidades brasileiras ações ligadas à literatura.

http://www.sjb.rj.gov.br/Noticias.asp?Id=3300

Nenhum comentário: