2011/04/11

Japão irá elevar acidente de Fukushima ao nível máximo de alerta

O Governo japonês pretende elevar para o nível 7 a gravidade do acidente nuclear da usina de Fukushima provocado pelo terremoto seguido de tsunami de um mês atrás, grau máximo da escala internacional, registrado até hoje somente pela tragédia de Chernobyl de 1986.

Tal como informa nesta segunda-feira o site da televisão pública "NHK", a Comissão de Segurança Nuclear do Japão tomou essa decisão após levar em conta os amplos efeitos do vazamento radioativo da central Daiichi à saúde dos habitantes e ao meio ambiente do nordeste do Japão.

Até então, as autoridades japonesas tinham classificado a gravidade do acidente nuclear de Fukushima como grau 5, dentro da escala internacional Nies, que vai até 7. A nova classificação deve ser anunciada em entrevista coletiva nesta terça-feira.

Segundo a agência de notícias "Kyodo", a Comissão de Segurança Nuclear do país calculou que, em zonas afastadas 60 quilômetros ao noroeste da central e 40 quilômetros ao sul-sudoeste, houve exposições à radiação que ultrapassaram o limite anual de 1 milisievert.

Redação Central, 11 abr (EFE)
G1

Nenhum comentário: