2011/04/11

Estado oferece mais de 33 mil vagas em cursos profissionalizantes

Inscrições vão até o dia 18 de abril. Os cursos serão ministrados em 41 municípios

Para quem deseja ampliar o conhecimento e as chances no mercado de trabalho, começam, nesta segunda-feira, dia 11, as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Ao todo, são 33.213 vagas distribuídas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), além de outras unidades da Faetec, de 41 municípios do Estado do Rio. A previsão é que, até o fim do ano, sejam abertas mais de 280 mil vagas.

O período de inscrição vai até 18 de abril. O sorteio, aberto ao público, e a matrícula serão feitos entre os dias 19 e 26. A lista com os contemplados será publicada no site da Faetec. O início das aulas está marcado para o dia 9 de maio.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à unidade em que desejam fazer o curso com a carteira de identidade ou a certidão de nascimento originais. Já para matrícula, os alunos sorteados deverão levar o documento de identidade original, cópia do CPF da mãe e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso. Todas as dúvidas podem ser tiradas nas unidades da Faetec ou no telefone 2332-4085.

A documentação serve ainda para o cadastro dos contemplados no Rio Card. Cada aluno recebe duas passagens por dia de curso e os créditos são recarregados na própria unidade.

- O nosso objetivo é melhorar a qualidade da mão de obra. O Estado do Rio terá uma demanda muito grande de trabalhadores qualificados nos próximos anos. Os cursos profissionalizantes oferecidos potencializam a oferta de vagas em todo o Estado, já que eles regionalizam a formação de mão de obra – diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Chance de emprego

Os CVTs são uma nova geração de escolas profissionalizantes. Oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno, que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Ao todo, já existem 28 unidades em todo o Estado, oferecendo 88 cursos. Já os Ceteps, com 57 unidades e 156 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da rede Faetec.

- Queremos oferecer uma chance das pessoas mudarem suas vidas. Além dos jovens, os cursos podem ser feitos por pessoas que já trabalham e que querem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está vivendo e vai passar nos próximos anos com a Copa do Mundo e as Olimpíadas - diz Cardoso.

Com a crescente demanda por mão de obra, qualificação profissional se torna cada vez mais importante. Em fevereiro, por exemplo, Rio de Janeiro atingiu recorde histórico na criação de empregos com carteira assinada, de acordo com pesquisa do Observatório de Emprego e Renda, baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. A pesquisa apontou a geração de 19.921 empregos formais no Estado, crescimento de aproximadamente 140% em relação ao mesmo mês do ano anterior, cujo resultado foi de 8.298 postos de trabalho.

- A Faetec qualifica profissionais para a mão de obra técnica no Estado e isso é muito impactante. Nossos alunos suprem as demandas de um mercado de trabalho que é, a cada dia que passa, mais exigente e que não para de empregar - diz o presidente da Faetec, Celso Pansera.

Por Ascom da Secretaria de Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário: