2011/04/01

Estado promove Dia da Cruzada Contra a Dengue em 180 comunidades

Mais de 5 mil pessoas vão participar da ação de mobilização e conscientização neste sábado

Sábado, 2 de abril, será o Dia da Cruzada Contra a Dengue no Rio. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo, mobilizou mais de 5 mil pessoas, entre servidores e voluntários, para fazer uma grande campanha de mobilização e conscientização em 180 comunidades do estado. A ação visa a educar a população para a luta contra o mosquito, ensinando como evitar e acabar com focos do Aedes aegypti.

Os “guerreiros contra a dengue” percorrerão, de 9h às 16h deste sábado, ruas e casas de comunidades na capital, Baixada Fluminense, Região Metropolitana e interior distribuindo folders informativos, colocando 35 mil tampas em caixas d’água, recolhendo pneus e outros objetos que possam acumular água, além de colocarem larvicida em locais onde a larva do mosquito pode se desenvolver.

- O objetivo dessa ação simultânea em todo o estado é chamar a atenção da sociedade para a importância da participação de cada um diariamente. Só assim será possível vencer a dengue. Para isso, contamos com mais de 4 mil voluntários que serão nossos agentes multiplicadores em todas essas comunidades. Assim, eles darão continuidade ao trabalho de conscientização no dia a dia junto aos amigos, parentes e vizinhos – disse o coordenador da ação, Carlos Alberto Francisco, da Secretaria de Estado de Governo.

O trabalho acontecerá em 126 comunidades da capital, como os complexos do Alemão, da Penha e da Maré, na Zona Norte; 26 da Baixada, 24 na Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo; e quatro no interior: Campos e Bom Jesus de Itabapoana.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro não se limita ao seu papel de coordenador das políticas de prevenção e combate à dengue nos 92 municípios do estado. Hoje, trabalha em parceria, capacitando agentes de endemias e profissionais de saúde, além de promover reuniões com os gestores. Dessa forma, aumenta-se a capacidade de resposta das cidades diante de uma epidemia de dengue. Paralelamente a isso, a população é mobilizada em ações educativas, uma vez que os focos do mosquito estão principalmente dentro das casas.

Contatos: Anderson Baltar é o assessor de imprensa que acompanha o Dia da Cruzada Contra a Dengue.
Tel: 21-8596-5005.

Email: anderson.governo@gmail.com.

Imprensa RJ
01/04/2011 - 10:34h - Atualizado em 01/04/2011
c/ed.

Nenhum comentário: