2011/04/04

Corpos são achados entre destroços de avião do voo 447 da Air France


Foto: Reprodução 'Le Parisien'

Paris (França) - O governo francês anunciou nesta segunda-feira que foram encontrados corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009, em partes dos destroços da aeronave localizados neste fim de semana.

De acordo com ministra dos Transportes da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, os corpos estavam na fuselagem do avião e podem ser identificados. Os cadáveres estavam em uma grande peça única encontrada e a esperança é de que também sejam localizadas as caixas-pretas da aeronave, o que poderia desvendar as causas do acidente que matou as 228 pessoas a bordo (sendo passageiros de 32 nacionalidades, incluindo 72 brasileiros).

O voo realizava o trajeto Rio-Paris e desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro). Somente cerca de 50 corpos foram encontrados após a catástrofe.

No dia 25 de março, autoridades deram início a quarta etapa da fase de buscas pelos destroços do avião em uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados que não havia sido vasculhada até então.

Esta quarta fase de buscas era considerada como a última chance para encontrar as caixas-pretas do avião. Até agora, a única grande peça do avião da Air France localizada tinha sido o leme do Airbus.

As autoridades, no entanto, preferem manter cautela quanto a localização das caixas-pretas do avião. "Encontramos o exato local do acidente, o que é muito importante. Por enquanto, continuamos muito cautelosos", afirmou Martin Del Bono, porta-voz do Departamento de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês) da França, órgão responsável pelas investigações.

Apenas as caixas-pretas, o registro de parâmetros de vôo e as conversas dos pilotos podem explicar o verdadeiro motivo do acidente. O BEA pretende divulgar as primeiras imagens das partes localizadas em uma conferência de imprensa nesta tarde, em Paris.

Memória dos brasileiros

O termo Air France está entre os mais utilizados na manhã desta segunda-feira entre os usuários de Twitter no Brasil. A maioria das pessoas apenas replicam a notícia sobre os corpos encontrados entre os destroços no microblog, mas algumas pessoas fazem menção ao fim do mistério sobre o local da queda do avião.

O Dia

Nenhum comentário: