2011/04/26

Chuva mata uma pessoa e alaga ruas no Rio de Janeiro

Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá continua interditada; em quatro horas choveu o volume de água esperado para 40 dias

Uma pessoa morreu e vários bairros ficaram debaixo d'água na cidade do Rio, principalmente na zona norte, em razão da forte chuva que atingiu a cidade na noite de ontem. Às 21h30, a Defesa Civil decretou estado de alerta na cidade após o transbordamento de rios e córregos, retornando ao estágio de atenção na manhã desta terça-feira (26).

O volume de água esperado para um período de 40 dias caiu sobre parte da cidade em apenas quatro horas, segundo informou o prefeito Eduardo Paes, que passou a madrugada inteira no Centro de Operações da Prefeitura. Às 5h30, parte da Praça da Bandeira, na região central do Rio, ainda estava alagada, junto ao viaduto da avenida Presidente Vargas.

No local, uma pessoa foi encontrada morta, possivelmente por afogamento. Ainda nesta madrugada, uma mulher de 24 anos foi atingida por uma descarga elétrica ao se apoiar em um poste na rua Conde de Bonfim, perto do número 616, na zona Norte do Rio. Uma ambulância do Corpo de Bombeiros, que passava pelo local, socorreu a vítima e a levou para o Hospital do Andaraí.

Com o transbordamento do rio Maracanã, a Praça da Bandeira foi inundada e tomada por uma correnteza, que arrastou vários carros. O canal do Mangue também transbordou, inundando a avenida Francisco Bicalho, próximo também à Praça da Bandeira.

Pelo menos 23 vias - entre ruas e avenidas - a maioria na zona norte carioca. Nas regiões da Tijuca e Maracanã, a chuva causou alagamentos intransitáveis nas ruas Teodoro da Silva, Barão do Bom Retiro, Pereira Nunes, Conde de Bonfim, no Boulevard 28 de Setembro, rua Uruguai, avenida Radial Oeste, Praça da Bandeira e avenida Maracanã.

Alagamentos também foram registrados na região de São Cristóvão. Os pontos intransitáveis foram confirmados na rua São Luís Gonzaga e no Largo da Cancela. Já na região do Santo Cristo, no Centro, ficaram inundadas a avenida Francisco Bicalho e a Descida da Linha Vermelha.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) teve de interditar a pista sentido centro do túnel Rebouças - principal ligação entre as zonas sul e norte - na segunda galeria, para que os motoristas não ficassem retidos nos alagamentos após o túnel, mas a via foi reaberta.

Transportes

Nesta terça-feira, o aeroporto Tom Jobim opera por instrumentos desde a madrugada. Dos 20 voos previstos para esta terça-feira, oito (40%) atrasaram. O aeroporto Santos Dumont registra dois voos atrasados de 13 programados para o período.

A Supervia informou que a estação São Francisco Xavier (ramal Santa Cruz) foi reaberta e o funcionamento está restabelecido. A estação estava fechada devido a A circulação dos trens segue com os intervalos regulares.

As estações de Olaria (ramal Saracuruna) e São Francisco Xavier (ramal Santa Cruz) estavam fechadas, desde às 5h40, por causa dos acessos que estavam alagados.

Desde às 1h40 a Autoestrada Grajaú-Jacarepagu, via que liga a zona norte à zona oeste, está totalmente interditada devido ao deslizamento de uma pedra na via, em frente ao Morro da Árvore Seca. Um carro foi atingido, mas não houve vítimas. Equipes da Geo-Rio estão no local.

Os motoristas enfrentam dificuldades também nos bairros da Leopoldina, Centro, Estácio, Tijuca e Praça da Bandeira.

Estágio de atenção

egundo o último boletim do Alerta Rio, a previsão é de mais chuva nesta manhã e o estágio é de atenção, pois há possibilidade de chuva moderada a forte nas próximas horas.

O Alerta Rio informa que a chuva forte que atingiu o Rio na noite de segunda-feira (25) e na madrugada de terça-feira (26) acumulou 274 mm, num período de nove horas, em apenas uma das estações pluviométricas (Tijuca/Muda). A mesma estação registrou, às 21h de segunda, o terceiro maior pico de chuva desde a criação do Alerta Rio, em 1997, com um acúmulo de 99,6 mm de chuva por hora.

As estações pluviométricas com maior incidência de chuva nas últimas 24h foram: Tijuca/Muda (274,2 mm), Tijuca (218,2 mm) e Grajaú (185,0 mm), na Zona Norte.

Sirenes foram acionadas

Na noite desta segunda-feira (25), o Centro de Operações da Prefeitura do Rio acionou as sirenes das comunidades do Borel, Formiga, Chacrinha, Cotia, Arrelia, Encontro, Santa Terezinha, Dona Francisca e Cachoeira Grande. As sirenes foram instaladas nas comunidades devido ao risco de deslizamentos. Na manhã desta terça-feira, a prefeitura suspendeu o alerta das sirenes em 11 comunidades da Grande Tijuca

Na área em que as sirenes foram acionadas, o índice pluviométrico ultrapassou os 40mm em uma hora. Em todos estes locais, agentes comunitários orientaram os moradores a deixarem suas casas.

iG Rio de Janeiro | 26/04/2011 06:59 - Atualizada às 09:51
*Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário: