2010/09/16

"Todos juntos somos fortes"

O Dia

Com a bênção de Cabral e de Dornelles, Lindberg e Picciani unem forças para ocupar as duas vagas de senador do Rio

Rio - A intenção do governador Sérgio Cabral (PMDB) de eleger os dois candidatos ao Senado de sua coligação pesou mais forte e as desavenças entre Jorge Picciani (PMDB) e Lindberg Farias (PT) foram deixadas de lado. Os dois selaram acordo ontem em café da manhã na casa do governador, no Leblon, na Zona Sul. Agora, Picciani e Lindberg intensificam atividades de campanha juntos. Eles também conversam sobre a produção de material conjunto, além de gravação de depoimento para o horário eleitoral do outro.

Sérgio Cabral passará a pedir votos para os dois ao mesmo tempo nos programas de rádio e televisão. Antes, ele vinha fazendo propaganda separadamente para os aliados. O governador, inclusive, já gravou mensagem sacramentando a união. “O que é natural acontece na política e era natural este encontro das campanhas”, disse.

Um dos principais articuladores do acordo, o senador Francisco Dornelles (PP) também participou do café da manhã. “Era inacreditável, eles estavam fazendo campanha juntos mas de forma separada”.

Picciani classificou a aproximação com Lindberg de “natural”. “Nossos companheiros são os mesmos”, disse o peemedebista, que até então vinha resistindo à união com o petista. Ele só passou a aceitar a aproximação na reta final da campanha, após o crescimento de Lindberg nas pesquisas. De acordo com o Ibope, o petista estaria empatado com o senador Marcelo Crivella (PRB), com 31%. Eles seriam seguidos por Cesar Maia (DEM), com 28%, e Picciani, com 20%.

Com o acordo, Picciani deve abrir as portas do PMDB no interior do estado para Lindberg. Ontem, o peemedebista esteve em Campos, no Norte Fluminense, e já pediu votos para o petista. Amanhã, eles fazem campanha juntos na Região dos Lagos.

Agora, a missão de Lindberg é quebrar resistências de parte do PT à candidatura de Picciani. Muitos petistas preferem apoiar Crivella à reeleição, especialmente pelo fato de o ex-bispo ter apoio declarado do presidente Lula. Lindberg, porém, garante que não há resistência no PT. “Nosso lema agora é: todos juntos somos fortes. Essa é uma aliança muito boa para Picciani e para mim”, afirmou. À noite, ele participou de evento ao lado de Picciani na casa de shows Olimpo, na Vila da Penha, no subúrbio, onde apareceu de mãos dadas com o peemedebista e profetizou:

“Vai ser a grande virada. Lindberg e Picciani de mãos dadas vão ser eleitos”.

POR RICARDO VILLA VERDE
O Dia

Nenhum comentário: