2010/09/28

Campos, trânsito e estacionamento

Tudo bem que a Empresa Municipal de Transportes e a Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes queiram regularizar o trânsito e os espaços públicos, não obstante à grande quantidade de vans, kombis e carros de passeio piratas que continuam fazendo transporte sem maiores repressões.
Mas é bom que haja bom senso e que seja lembrada a falta absurda de vagas nas áreas centrais da cidade antes de que sejam definidas novas ruas onde o estacionamento seja considerado irregular. Desde a semana passada, o estacionamento ao longo da rua Cel. André Chaves, exatamente atrás do fórum Maria Thereza Gusmão, uma área de grande movimento, está proibido. O blog não é expert no setor, mas profissionais e o público em geral que diariamente transitam pelo fórum simplesmente estão sem onde deixar seus veículos, e nesse caso, talvez fosse preferível permitir o estacionamento e proibir o trânsito em mão dupla no local, permitindo apenas o trânsito em um sentido, dos motoristas que transitam pela avenida 15 de Novembro, dobrem na rua Conselheiro José Fernandes e entrem na Cel. André Chaves. Muitos carros já foram rebocados no local.
Uma outra rua de grande movimento e cujo estacionamento também está proibido é a Dr. Siqueira, onde fica o Instituto Federal Fluminense e a CRED RIO NORTE. Nesse caso fica ainda mais difícil entender o porque, na medida em que a mão única já é prática na área.
Uma sugestão do blog é que a EMUT e a GCM utilizem os meios de comunicação para que a população seja avisada com antecedência sobre as novas proibições, ao mesmo tempo em que passem a estudar novas possibilidades de estacionamento na área central.
As fiscalizações também devem aumentar, uma vez que em alguns trechos, especialmente onde estão instalados colégios particulares, as infrações são diárias, principalmente na hora do rush, numa falta de educação e respeito às leis sem limites, inclusive com carros estacionados não apenas em locais proibidos, mas em filas duplas.
Planejamento e fiscalização nunca são demais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que planejamento voces acham que acontecerá no transito de Campos. Enquanto Macaé e Niteroi contrataram o arquiteto e Jaime Lerner, a Prefeitura de Campos contrata uma empreiteira de eletricidade para planejar o transito e o transporte urbano. É só dar uma espiadinha no Diario Oficial 23/09/2010.

Vai melhorar !!

Ha vai!!