2010/01/14

Uenf presente à Cavalhada de Santo Amaro

"O feriado de Santo Amaro não passará em branco para um grupo de pesquisadores e alunos do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Uenf, liderados pela professora Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (Leea).

Um ônibus da Uenf foi reservado para que o grupo possa acompanhar de perto a tradicional Cavalhada de Santo Amaro, nesta sexta-feira (15/1). A saída está prevista para as 13h, em frente ao prédio do CCH.

É o segundo ano consecutivo que a professora mobiliza a comunidade interna da Uenf para o evento. Considerada a última manifestação do gênero ainda em atividade em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Cavalhada de Santo Amaro é tema de pesquisa da mestranda Gisele Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, que tem a orientação da professora Simonne Teixeira.

Desde dezembro, ela vem acompanhando os ensaios da Cavalhada, fazendo entrevistas, fotos e filmagens.

Gisele pretende analisar em que medida a escolha da Cavalhada para participar do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, acarretou mudanças em sua prática.

Com o incentivo e apoio técnico de pesquisadores da Uenf, a Cavalhada foi uma das contempladas, em 2008, em edital lançado pela Secretaria de Estado de Cultura cujo objetivo era o resgate da cultura popular regional.

- Antes os organizadores da Cavalhada dependiam da ajuda da Prefeitura e de doações para arcar com as despesas das roupas, das mantas dos cavalos, das botas, dos instrumentos da banda. Com o dinheiro do programa, agora têm autonomia financeira - diz Gisele, lembrando que o Programa prevê a criação de uma sede para a Cavalhada e de uma escolinha para estimular crianças e jovens a manter a tradição, que perdura há 250 anos.

A cavalhada de Santo Amaro se assemelha à do Nordeste e é composta, como manda a tradição, por 24 cavalheiros - 12 representando os mouros (vestidos de vermelho) e 12 representando os cristãos (vestidos de azul).

A atração é a simulação da batalha entre os dois povos e a encenação de alguns jogos. No final os cavalheiros se dirigem à igreja, acompanhados pela banda, onde se encerra o festejo selando a paz entre os povos."

Por Ascom da Uenf

Obs. do blog - a localidade de Santo Amaro fica em Campos dos Goytacazes (RJ)e é o santo padroeiro da Baixada Campista.

Nenhum comentário: