2010/01/19

Programa itinerante chega a São João da Barra

O programa itinerante Direitos Humanos AQUI, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que leva capacitação ao interior do estado, terá continuidade em 2010. Nesta quarta-feira (20/1), o programa estará em São João da Barra, com a participação também das prefeituras de Campos dos Goytacazes, Carapebus, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidélis, Macaé e Quissamã.

O encontro acontecerá das 9h às 18h, no CIEP Professora Gladys Teixeira, à Rua João Patrício Delfim Pereira, nº 295, Centro, São João da Barra. A Secretária Benedita da Silva estará no local a partir das 16h, para entregar os certificados e, juntamente com os prefeitos, assinar o Pacto pela Institucionalização da Política de Direitos Humanos em seus municípios. Além disso, os prefeitos recebem o cartão de acesso ao Portal Direitos Humanos AQUI, no qual é possível acompanhar notícias e atividades da Secretaria na área de Direitos Humanos.

O objetivo do projeto é capacitar gestores, conselheiros de direitos municipais, vereadores, lideranças quilombolas, organizações não-governamentais, profissionais de mídia locais e a sociedade civil dos 92 municípios do Estado. O "Direitos Humanos AQUI" desenvolve 11 oficinas, nas temáticas de Políticas de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher; Promoção da Igualdade Racial; Direitos da Segurança Alimentar; Direitos da Pessoa com Deficiência; Direitos Individuais, Coletivos e Difusos; Promoção dos Direitos da Juventude; Direitos da Criança e do Adolescente; Mídia e Direitos Humanos; Conselhos de Direitos: Uma Estratégia para Participação e Controle Social; Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal e Política de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa.

O Programa Direitos Humanos AQUI foi lançado em outubro do ano passado, em Três Rios, com capacitações também em Volta Redonda, Paty de Alferes, Iguaba Grande e Caxias. Ao todo, já participaram das oficinas cerca de 1.200 pessoas de 56 cidades.

Por Ascom da Secretaria de Assistência Social

Nenhum comentário: