2010/01/27

OGX quer produzir 1,4 milhão de barris por dia em 2019

A OGX, empresa de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou a meta de produzir cerca de 1,4 milhão de barris por dia em 2019. Em nota divulgada nesta quarta-feira, Batista, executivo-chefe e presidente do conselho de administração da OGX, diz que os resultados das perfurações até o momento foram "capazes de revelar uma nova província no sul da Bacia de Campos e quebrar paradigmas quanto a qualidade e o potencial dos reservatórios nesta área".

No mesmo fato relevante, a companhia diz que a previsão de início de produção de óleo é 2011.

A taxa média composta de crescimento anual prevista pela OGX é de 70%. A projeção é de 20 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd) em 2011, 730 mil em 2015 e 1,38 milhão em 2019. Dentro da estimativa de demanda da OGX por equipamentos, para atingir a meta, estão 19 plataformas do tipo FPSO (Floating Production Storage & Offloading).

A empresa fechou acordo de cooperação com a OSX Brasil, do mesmo grupo, para afretamento da unidade FPSO OSX 1, construída no estaleiro da Samsung Heavy Industries. O contrato de afretamento do FPSO OSX 1 terá prazo de 20 anos e taxa diária média de US$ 263 mil por dia. Essa unidade de produção tem capacidade de processamento de 80 mil barris por dia, expansíveis a 100 mil.

Para atender a demanda de longo prazo por equipamentos e serviços de produção da OGX, o acordo prevê construção de unidades no Brasil, em condições de mercado. A margem alvo no acordo de cooperação é de remuneração fixa predeterminada de 15% na atividade de construção naval, 5% na prestação de serviços de operação e manutenção correlatos e 15% de retorno alvo sobre o capital próprio alavancado na atividade de afretamento, conforme o fato relevante.

Nesta terça-feira, os acionistas da OSX Brasil aprovaram um pedido de registro de oferta pública primária de ações ordinárias à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a ser realizada no Brasil com esforços de vendas no exterior. A OSX será a quinta companhia controlada pelo empresário Eike Batista a fazer oferta de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Agência Estado
Último segundo Ig

Nenhum comentário: