2009/10/20

Oposição vai ao TSE contra Dilma e Lula por campanha antecipada

PSDB, PPS e DEM fizeram uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta terça-feira (20) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por suposta campanha antecipada durante a visita ao vale do Rio São Francisco na semana passada.

Entre a última quarta (14) e sexta-feira (16), o presidente visitou diversas obras da transposição do rio acompanhado da sua pré-candidata à Presidência. Além de Dilma, outros dois pré-candidatos estiveram presentes em parte da viagem: o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

O requerimento usa trechos de reportagens e falas do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sobre a viagem. O presidente do Supremo afirmou hoje pela manhã que as viagens "foram transformadas em comícios". Segundo o ministro, "o que está acontecendo na campanha antecipada para 2010 é um 'tipo de vale-tudo'".

Segundo o requerimento, "o Presidente da República estava, sim, fazendo comício em prol da sua candidata de fato, a representada Dilma Vana Rousseff". Na ação também está escrito que "se o objetivo do palanque fosse mero discurso em razão da visita às obras de transposição do Rio São Francisco, o representante deveria falar sobre tema pertinente, o que definitivamente não foi feito".

Além da ação no TSE, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (PSDB-SP), fez um requerimento de informação à Casa Civil na tarde de hoje.

"Um requintado bufê, do restaurante La Cuisine, foi contratado para servir à comitiva. O noticiário informou que as refeições foram lautas e elaboradas, com fartíssima disponibilidade de bebidas alcoólicas e canapés. Ao todo, nove cozinheiros e 20 garçons obsequiaram uma farta mesa aos convidados, em três restaurantes distintos - um com capacidade para atender a 72 pessoas e outros dois capazes de abrigar 64 pessoas, cada", diz o requerimento assinado pelo líder.

O documento com 18 perguntas foi entregue à Mesa Diretora da Câmara, que repassará o pedido à Casa Civil.

Entre as perguntas, estão "que variedades, tipos e marcas de bebidas alcoólicas foram consumidas no 'acampamento', e em que quantidade" e "que metragem e itens de conforto pessoal tinha a suíte destinada ao Presidente da República".

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

Nenhum comentário: