2009/08/04

Marina Silva candidata?



Folha Imagem

O gabinete da senadora Marina Silva (PT-AC) confirmou que ela recebeu convite para disputar a Presidência da República pelo PV e que avalia a possibilidade de concorrer em 2010.

Segundo nota publicada hoje pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Marina foi convidada pelo presidente nacional do PV, José Luiz Penna, que teria apresentado uma pesquisa em que ela apareceria com até 12% dos votos.

"Esta tudo certo o que saiu no jornal, é isso mesmo", disse Jandira Gouveia, assessora de Marina. Marina teria pedido um tempo para pensar na proposta. Segundo Jandira, Marina está "avaliando a proposta do PV" e, no momento, não cogita entrar numa disputa interna dentro do PT.

"Votaria nela com entusiasmo", disse ao UOL Notícias o empresário Oded Grajew, que apoiou Luiz Inácio Lula da Silva em diversas ocasiões. Para o empresário, Silva está "léguas à frente da maioria da classe política em termos de desenvolvimento sustentável".

Segundo ele, que é próximo de Marina Silva, a senadora "vai procurar um lugar onde possa se sentir inteira, onde vai ser acolhida". Grajew nega que haja uma articulação que, há alguns meses pelo menos, discute a candidatura. "Marina hoje é muito cortejada, ela recebe muitos convites, não precisa de uma grande articulação. O convite do PV não é surpresa".

A aproximação com o PV foi assunto "Jornal do PV". Um texto publicado no site do partido, "Com Marina Silva: os primeiros passos - PV reúne-se com Marina Silva e discute caminhos inovadores para a política brasileira", relata a reunião da senadora, na quarta-feira, dia 29 de julho, com Penna, Alfredo Sirkis, presidente do PV no Rio, Sérgio Xavier e Marco Antônio Mroz, todos integrantes da Executiva Nacional do PV.

Numa entrevista recente a um jornal da Fundação Getúlio Vargas, Sirkis afirmou que "Marina Silva seria uma grande candidata à presidência da república pelo PV. Só não será se não quiser. O PV já decidiu lançar candidato à Presidência e o nome prioritário é o dela."

O site Movimento Marina Silva Presidente traz até um jingle, assinado por R. Arthur, que chama Marina de MahatMarina, alusão a ao líder pacifista indiando Mahatma Gandhi: "Pessoas vão e vêm/ Mas elas não vêm em vão/ MahatMarina tem /O mundo no coração", diz trecho da música.

Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Nenhum comentário: