2009/08/04

Doping no atletismo brasileiro

Entristecido, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, falou à Rádio Bandeirantes sobre os resultados positivos de exames antidoping de cinco atletas que representariam o país no Campeonato Mundial de Atletismo, que começa dia 15, em Berlim, na Alemanha. “É um momento muito triste para o atletismo nacional. Vamos apurar os fatos e tomar todas as providências para verificar a origem. É a primeira vez que ocorre um caso coletivo e temos que dar sequência a essa investigação.”
O dirigente não acredita na possibilidade de Bruno Tenório (4×100m e 200m), Jorge Célio Sena (4×100m e 200m), Josiane Tito (4×400m), Luciana França (400m com barreiras) e Lucimara Silvestre (heptatlo) disputarem a competição. “Eles estão praticamente fora do Mundial. A hipótese de a contraprova apresentar um resultado diferente é muito remota. Os exames foram feitos em especial para EPO (Eritropoietina). Os atletas foram avisados ontem (03/08), têm sete dias para preparar a defesa e estão preventivamente suspensos.”

Gesta dá a dimensão do estrago da notícia para a equipe brasileira que vai disputar o Mundial. “Eu diria que é um desastre de grandes proporções por atingir não apenas esportistas importantes e colocar o revezamento 4×100m masculino em dificuldade muito grande, mas também abala de algum modo a equipe como um todo. No entanto, vamos tratar como um problema localizado. Temos que respeitar as pessoas e apurar os fatos com cuidado para verificar se realmente houve a intenção dos atletas. Se bem que, segundo as normas internacionais, a simples a presença das substâncias proibidas já implica na pena.”

Enviado por: Sérgio Patrick
Ig notícias

Nenhum comentário: