2009/05/06

E-mail poderá ser prova

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara que estabelece que e-mails e outras mensagens eletrônicas transmitidas pela internet possam ser usadas como provas em processos judiciais. A proposta será avaliada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) antes de seguir para o plenário da Casa. As informações são da Agência Senado.
"A mensagem eletrônica se tornou uma forma de comunicação muito usada entre as pessoas. Por isso, o projeto adequa o Código de Processo Civil à realidade brasileira de hoje" afirmou Renato Casagrande (PSB-ES), autor da única emenda ao texto original, que inclui a expressão "mensagem eletrônica" no lugar do termo "e-mail".
Segundo o projeto, que altera o Código de Processo Civil (Lei 5.869/1973), a mensagem eletrônica transmitida pela rede mundial de computadores goza de "presunção de veracidade quanto ao emitente e às suas declarações unilaterais de vontade", desde que certificada digitalmente nos moldes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).
O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) apoiou o projeto, por entender que ele poderá facilitar os trâmites judiciais. Da mesma forma, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) considerou a aprovação da matéria "extremamente oportuna", uma vez que o projeto estaria "casado com a realidade brasileira de hoje". O projeto contou ainda com o apoio do presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Uol

Um comentário:

Provisano disse...

Desde que se prove a origem, através da certificação digital, está tudo correto. Nesses tempos de comunicação digital, a adequação do Código de Processo Civil às novas tecnologias de comunicação faz-se mais do que necessária.