2009/05/08

Gripe no RJ III

Governo monitora 108 pessoas que tiveram contato com pacientes com gripe suína do Rio

O Ministério da Saúde informou na noite desta sexta-feira que monitora 108 pessoas que tiveram contato com os dois pacientes do Rio contaminados com a gripe suína --oficialmente chamada de gripe A (H1N1). Ao todo, seis pessoas foram contaminadas pelo vírus, segundo último balanço divulgado pelo governo. Até ontem, eram quatro.
Hoje, o governo confirmou o primeiro caso de transmissão da gripe dentro do país. Trata-se de um homem de 29 anos, amigo do paciente de 21 anos ainda internado e que já teve o diagnóstico confirmado para a doença.
Ambos são do Rio e tiveram contato no último domingo (3). Segundo o governo, eles são os únicos que permanecem internados.
Segundo o ministro José Gomes Temporão (Saúde), nenhuma das 108 pessoas monitoradas apresentaram os sintomas da doença, até esta sexta-feira. Porém, todas estão sendo acompanhadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O ministério informou que pediu para que todos os monitorados permanecessem em casa. Entre os monitorados, há familiares e amigos dos rapazes.
Controle
Também nesta sexta, Temporão afirmou que não há risco de surto da gripe A (H1N1) no país.
O ministro admitiu que não há facilidade de controle de gripe suína nos aeroportos porque o monitoramento dos casos depende de o paciente se manifestar. Ele afirmou que "a população deve colaborar para que não haja um aumento no número de casos".
Temporão afirma que devem procurar o serviço médico as pessoas que viajarem para áreas de risco e retornarem ao Brasil com sintomas ou tiverem contato próximo com pessoas que chegaram do exterior e podem ter contraído a doença.

Uol
c/ed.

Nenhum comentário: