2009/05/08

Gripe no RJ II

Rio cria grupo para evitar disseminação do vírus da nova gripe

Os governos do Estado e do município do Rio de Janeiro anunciaram na manhã desta sexta-feira (8) a criação de um grupo multidisciplinar para combater a disseminação da nova gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.
A equipe é composta por 50 pessoas, em sua maioria técnicos, e ficará encarregada de ações civis e comunitárias, prestar assistência clínica, vigilância epidemiológica, biossegurança, assistência laboratorial, além de comandar o centro de informações estratégicas de vigilância e saúde.
Para o secretário municipal de saúde do Rio, Hans Dohmann, o grupo "surgiu da necessidade de gerenciar informações e definir protocolos relacionados aos casos da doença para atuar no planejamento de ações de forma preventiva".
As autoridades confirmaram que já está em operação no aeroporto internacional do Galeão a unidade para acolhimento de passageiros de voos oriundos de países com casos do Influenza A. O espaço conta com área de recepção e acolhimento com cem assentos, local para entrevista de passageiros suspeitos, cinco quartos de observação, além de uma área com 24 assentos, onde pacientes menos graves podem aguardar até serem transferidos para um hospital de referência para o tratamento da gripe suína.
O espaço funcionará 24 horas por dia e englobara profissionais das esferas federal, estadual e municipal.
O Rio de Janeiro tem cerca de cem leitos distribuídos em quatro centros de referência para a internação de pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus: Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), Instituto Estadual de Infectologia, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e o Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Uol

Nenhum comentário: