2009/01/29

Prêmio de jornalismo

Madri, 29 jan (EFE)- Uma equipe do jornal "O Dia" foi premiada hoje na categoria Imprensa do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha pela reportagem "Milícias - Política do Terror", na qual foram sequestrados, torturados e ameaçados por uma milícia que controla uma favela do Rio do Janeiro, em maio do ano passado.
O prêmio, em sua 26ª edição, também agraciou jornalistas do Chile, Colômbia, México e Espanha por trabalhos de investigação e denúncia social.
O fotógrafo e o motorista da equipe, que alugavam uma casa na favela do Batan, em Realengo, na zona oeste, foram chamados para "tomar uma cerveja" por moradores, quando, ao chegar a um bar, se viram rendidos por dez bandidos armados que cobriam os rostos com toucas ninjas.
Em seguida, eles foram até a casa, onde renderam a repórter, que completava a equipe.
Ela foi obrigada a sair de casa com a cabeça enfiada em um saco plástico e uma pistola encostada no rosto, até chegar ao carro onde estavam os colegas, algemados.
No cativeiro, eles foram seguidamente sufocados e submetidos a sessões de choques elétricos, enquanto eram ameaçados de que um chefe, que chamavam de "coronel" -em possível alusão ao fato de as milícias serem integradas majoritariamente por policiais- que decidiria se eles seriam ou não executados.
Os jornalistas também foram obrigados a fornecer suas senhas de e-mail, com as quais os bandidos descobriram os relatórios que eles passavam ao jornal, redobrando o peso dos castigos.
Os três só foram libertados após sete horas, depois de prometerem que manteriam silêncio sobre o episódio.
Ao invés disso, o jornal publicou a matéria, mantendo a equipe no anonimato - que foi mantido pelo prêmio - por questão de segurança.
Em dezembro, cinco integrantes da milícia autodenominada "Águia" foram presos pela Polícia.
Este foi o episódio de violência contra repórteres brasileiros de maior repercussão na imprensa brasileira desde o assassinato de Tim Lopes, da Rede Globo, por traficantes do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, em 2002.
Os prêmios serão entregues em uma data ainda não determinada pelo rei Juan Carlos I, da Espanha.

Uol
c/ed.

Nenhum comentário: