2019/11/26

Encontro do Coperjovem 2019 será em Campos dos Goytacazes

Será realizado na sexta-feira, 29 de novembro, em Campos dos Goytacazes, a partir das 8h30m, o Encontro Cooperjovem 2019, evento que marcará o encerramento das atividades do projeto neste ano letivo.

Professores, educadores e profissionais ligados à educação estarão reunidos no Hotel Promenade SOHO, na rua Conselheiro Otaviano, 209, Centro, oportunidade em que serão apresentados os 18 Projetos Educacionais Cooperativos escolhidos para desenvolvimento.  Também estarão presentes as secretárias de Educação dos municípios parceiros e convidados.
O Cooperjovem é um programa criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), com o objetivo direto de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. Possui resolução nacional e está disponível para todas as cooperativas vinculadas a esta organização.
O Instituto Sicoob, de âmbito nacional, desenvolve este programa desde 2013, tendo como público alvo professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.
A ideia é a de capacitar os professores para que de forma interdisciplinar e transdisciplinar consigam aprimorar a prática educativa junto com seus alunos e comunidades escolares, se apropriando da cultura da cooperação como uma ferramenta propulsora de mudança e transformação social.
Reforça, desta forma, o 5º e o 7º princípios do Cooperativismo adotados em todo o mundo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e o Interesse pela Comunidade.
O Cooperjovem este ano capacitou 155 professores de 54 escolas em seis municípios: Três Rios, Mendes, Campos, Carapebus, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana,  beneficiando 19 mil e 461 alunos. O projeto é realizado com o apoio do Sicob Fluminense, cooperativa de crédito com sede em Campos dos Goytacazes e atuação estadual.

PROGRAMAÇÃO

8h30   Credenciamento e café da manhã

9h00   Boas-vindas “Música e Conexão”

9h45   Abertura

10h   Reconstrução Coletiva: Um Relato de Sucesso e Superação na Educação Integral - Diego Mahfouz (Escritor, professor e Diretor Escolar. Ganhador dos prêmios Educar Nota 10 e Educador do Ano pela Fundação Victor Civita e Roberto Marinho em 2015. Vencedor do “Oscar da Educação Brasileira” pela Academia Brasileira de Educação do Rio de Janeiro em 2016 e um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”, em 2018.)

11h   Ritmo e Harmonia

11h20   Feira de Projetos Educacionais Cooperativos

12h50   Almoço

14h   Escuta e Melodia

14h20  Raça e Representatividade na Sala de Aula - Giovana Xavier (Doutora em História Social, professora da UFRJ e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras. É autora do livro "Você pode substituir Mulheres Negras como objeto de estudo por Mulheres Negras contando sua própria história" e organizadora do catálogo "Intelectuais Negras Visíveis". Entre inúmeros projetos, assina a plataforma @pretadotora, na qual discute temas como autocuidado, maternidade, yoga, espiritualidade e trabalho acadêmico sob o ponto de vista de mulheres negras.)

15h20   Feira de Projetos Educacionais Cooperativos

16h50   Celebração

17h30   Encerramento
 
 

Nenhum comentário: