2015/08/23

Boa semana a todos

Crônica


Passarinho para voar

Entrou na garagem de conserto de bicicletas só para um ajuste simples, calibrar, esses pequenos cuidados antes de um passeio. Enquanto aguardava, percorreu a pequena oficina com os olhos e se deteve numa gaiola grande, de madeira e arame escurecido, cuidadosamente instalada sobre um tablado forrado com um cobertor, na parte dos fundos. Resolveu se aproximar, e passou a observar com atenção um pequeno pássaro, em tons diferentes de cinza e branco.

Os trejeitos da ave, frágil, eram quase mecânicos – pulava insistentemente entre os dois degraus instalados dentro da gaiola, e agarrava-se às grades, para então fazer e refazer o trajeto, numa repetição sem fim do movimento. Não aparentava tristeza, contentamento, medo, nada.

Não demorou muito para que o dono da oficina, que não conhecia, perguntasse:

- Gosta de passarinhos? Esse aí é um papa capim coleira. Canta que é uma beleza.

- Gosto muito -disse- sem pensar muito. Mas gosto dos passarinhos soltos.

O homem chegou a parar o que fazia, meio surpreso, meio incrédulo, meio aborrecido até.

- Ah, mas para quem gosta, a gente cria com carinho, e se esse for solto, acaba morrendo. Está acostumado com o alpiste e o jiló dado na mão, na gaiola. Não sobrevive aí fora não. Pode deixar a portinha aberta que ele acaba não saindo. Não é um passarinho para voar.

De qualquer forma, a tal portinha da gaiola era mantida fechada. Quem sabe o passarinho, meio sem querer, ou sem saber o que fazia, resolve sair, experimentar voar, para morrer desnutrido...

- Não é passarinho para voar? É só para cantar? – questionou.

- É de criação. Passarinho de “canti”.

Viu que não poderia haver diálogo ali. Como impedir um ser de fazer o melhor de si, fazer o que foi feito para fazer? Só pensou que aprisionar um passarinho daqueles era a única forma de alguém trazer para perto de sim a arte de voar, a eterna vantagem natural sobre o homem, mas, ironicamente, destruindo-a a golpes de inveja e vingança. Mozart sem compor; Picasso sem pintar; Einstein sem raciocinar.

Terminado o serviço, pagou ao dono da oficina, agradeceu e se despediu apenas com um bom dia. Deixou a garagem e viu que o homem continuava nos seus afazeres, do balcão para a área onde ficavam as bicicletas, dali para o armário de ferramentas e para a máquina de ar, e vice e versa, e vice e versa. Metódico cotidiano.

Saiu pedalando, vento no rosto, na certeza absoluta de que o papa capim coleira aceitaria correr qualquer risco para cumprir seu destino desde o ninho.   

  

Nenhum comentário: