2015/01/28

IFFluminense concorre a polo de inovação

A implantação de Polos de Inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem concorrência de 13 Institutos Federais, entre eles, o IFF

O processo de seleção pública para a implantação de Polos de Inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), recebeu 13 propostas de Institutos Federais (IFs).
 Ao todo, serão implantados cinco Polos, que têm como objetivos ampliar e gerar novas ações de inovação, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em parceria com os setores produtivo e social, transformando conhecimento em produtos, processos e serviços inovadores.
 A proposta enviada pelo IFFluminense prevê a implantação do Polo no campus Rio Paraíba do Sul/Upea. “Entendemos que a Upea, por sua história e o trabalho que faz em relação à pesquisa e à inovação, nos coloca em uma posição bastante favorável nessa candidatura”, já afirmou o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas.
 “O campus Rio Paraíba do Sul, desde sua criação, trabalha com pesquisa e extensão, inclusive em parcerias com empresas da região. A proposta de transformação em Polo de Inovação vem consolidar a vocação do campus e conferir a sua institucionalização", complementa o diretor da unidade, Vicente de Oliveira.
 No projeto submetido, e tendo como escolha a área "Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade", foram apresentadas as experiências desenvolvidas a partir do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, as parcerias com a Fundação Pró-IFF, bem como as possibilidades de parcerias e potenciais empresas.
 “Apresentamos cartas de intenção de 17 empresas da região e a indicação de projetos que poderão ser implementados em outros Polos no país”, explica Vicente, acrescentando que o projeto ainda englobou a proposta de um programa de formação de recursos humanos para a inovação, que, no caso do IFF, já conta com experiências desde os cursos de Formação Inicial e Continuada até o Mestrado.
 A implantação do Polo de Inovação do IFFluminense prevê, também, a ampliação da área atual da Upea de 5.764,18 metros quadrados para 25.764,18 metros quadrados e a construção de um prédio de três andares com laboratórios para desenvolvimento dos projetos de PD&I em parceria com empresas.
 “O Prédio de Inovação, projetado pelo professor Wellington Silva Gomes, se configura em uma proposta inovadora com o formato de girassol, com aproveitamento de ventilação natural e energia solar”, diz.
Prédio projeto Polo de Inovação
(Projeto do Prédio de Inovação) 
 A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 17 de março de 2015 e as expectativas são boas. “Nossa proposta está dentro da realidade na qual já estamos trabalhando desde 2007 e a vinculação ao Mestrado Profissional na área ambiental fortalece nosso projeto. Com a aprovação do Polo, o campus Rio Paraíba do Sul poderá adquirir cargos e orçamento para efetivar sua atuação como unidade de pesquisa, inovação e extensão tecnológica”, acrescenta.
 Saiba Mais: os polos de inovação, que estarão ligados aos Institutos Federais, terão atuação em área de competência definida para o desenvolvimento de soluções para o setor industrial. Nas propostas recebidas, os Institutos apresentaram plano de ação e apontaram diretrizes para a captação de projetos de inovação, oportunidades estratégicas de atuação e desenvolvimento de projetos com potencial econômico. Além disso, os Institutos deverão apresentar um plano de formação de pessoal para a atuação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na indústria e nas instituições de ciência e tecnologia (ICTs) do Brasil.   
Prédio projeto Polo de Inovação 2
(Projeto da área do Polo de Inovação do IFF)
 
IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais
 

Nenhum comentário: