2014/06/17

São João da Barra, 164 anos

Passei praticamente todos os verões de minha infância em São João da Barra, quase todo o tempo em Grussaí e vez ou outra em Atafona. Uma época maravilhosa, quando a maior parte das pessoas se conhecia, e podia-se ouvir o barulho do mar mesmo à noite devido à tranquilidade. Os dias passavam como quem saboreia um sorvete. Muito espaço e descanso. Lembro-me de vendedores de leite, queijo e frutas típicas, a cavalo com grandes samburás, entrando na casa dos meus avós, depois dos meus pais. Lembro-me dos pacotes de pão deixados sobre os muros das casa pelo padeiro de então, os passeios a pé pela restinga, até a rua das Flores, hoje tão perto, mas antigamente quase um desafio. Mas lembro-me mais particularmente do sol, do vento e do mar, que mesmo sem a linda cor padrão de azul, ou esverdeado que seja, sempre me encantou.
Parabéns à querida cidade.

Nenhum comentário: