2014/06/18

Oportunidades na ONU


O programa anual de seleção de talentos das Organizações das Nações Unidas (ONU) já está com inscrições abertas. Este ano, o Young Professional Programme (YPP) vai receber os cadastros de jovens profissionais de seis áreas: economia, direitos humanos, sistemas e tecnologia da informação, fotografia, política e produção de rádio. Para participar, é necessário ter até 32 anos, nível superior, ser fluente em inglês ou francês e ser natural de um dos 67 países selecionados — como Brasil, Estados Unidos, Turquia, Japão, Andorra e Angola. Os países são escolhidos de acordo com sua representação no Secretariado.
As inscrições para as áreas de política e sistemas e tecnologia da informação já estão abertas até 13 de agosto. Candidatos de economia e produção de rádio, por sua vez, poderão se inscrever a partir de 21 de junho. Já os candidatos para vagas em direitos humanos e fotografia poderão enviar a candidatura a partir de 27 de junho.
Na primeira etapa, os candidatos devem enviar um currículo e carta de motivação. Aqueles escolhidos após análise dos perfis farão uma prova, com questões em inglês, que é realizada mundialmente e costuma ser aplicada no mês de dezembro — a prova testa conhecimentos sobre política internacional, a capacidade de análise e síntese. Os aprovados na primeira fase passam ainda por uma entrevista. Caso sejam selecionados, serão contratados segundo disponibilidade de vagas por um período de dois anos na categoria “P2”, podendo depois ser alocados em outros países onde a ONU tem operação. As Organizações destacam, no entanto, que a aprovação no YPP não garante uma vaga imediata.
Mais informações sobre as inscrições e exemplos de provas anteriores podem ser ser obtidos no site do YPP.


Nenhum comentário: