2013/06/20

SICOOB CRED RIO NORTE comemora 15 anos



O ano de 2013 representará um marco histórico na vida da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Educação do Norte, Noroeste e Leste (Lagos) Fluminense – Sicoob Cred Rio Norte. A instituição completa 15 anos de fundação no dia 16 de julho, mas as comemorações certamente irão além das tradicionais, que marcam a cada ano novas vitórias em relação ao crescimento, ao aumento do número de associados e da melhoria dos serviços prestados.
Isto porque o Sicoob Cred Rio Norte está passando por todo um processo de transformação de uma cooperativa voltada aos profissionais da educação para uma de livre admissão. No último dia oito de abril, em Assembleia Geral Extraordinária realizada em sua sede central, em Campos dos Goytacazes, o Sicoob Cred Rio Norte recebeu a autorização para o início do processo de transformação em “Livre Admissão”. Exatamente no dia seguinte, o Presidente do Sicoob Cred Rio Norte, Neilton Ribeiro da Silva, acompanhado pelo Diretor Financeiro Charles Faria, efetuou no Banco Central, no Rio de Janeiro, o protocolo da documentação aprovada na véspera, sendo que estavam presentes ao ato representantes da Diretoria da Central Rio, junto com seu quadro técnico, que desenvolveu o projeto, tendo ainda, na oportunidade, sido feita uma explanação acerca dos procedimentos para a sua elaboração e perspectivas de aprovação.
Neilton Ribeiro da Silva lembrou que “na prática, já trabalhamos como uma cooperativa de livre admissão, uma vez que as possibilidades de associação são muito amplas para os dependentes dos cooperativados efetivos, e o que estamos fazendo é cumprir as etapas legais rumo a um novo patamar de trabalho.” Os resultados apontados no projeto para os anos seguintes são animadores, dando completa segurança ao que foi decido.
Com as principais raízes fincadas em Campos dos Goytacazes em 1998, a partir da antiga Escola Técnica Federal de Campos, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, o Sicoob Cred Rio Norte vem nesses 15 anos se destacando no cenário estadual pela sua atuação direta na área de cooperativismo de crédito, atendendo pessoas físicas e jurídicas.
Dentre as oito cooperativas filiadas ao Sicoob Rio, o Sicoob Cred Rio Norte ocupa a 4ª posição no ranking de depósitos, e a 6ª em Ativos. Para atender satisfatoriamente a seus associados, emprega direta e indiretamente 20 pessoas, e, devido ao fato de contratar geralmente colaboradores residentes nas localidades onde opera, a cooperativa presta a esses municípios importantes benefícios de fomento social e geração e renda.

TRABALHO

A cooperativa oferece aos cerca de três mil associados e dependentes uma ampla carteira de benefícios, composta por diversos convênios com planos de saúde, de telefonia e TV e descontos em diversas instituições de ensino; conta corrente com débito automático e DDA; cartões de crédito e débito; planos de investimentos com as melhores taxas do mercado; linhas especiais de crédito, cheque especial e cobrança bancária. As empresas associadas desfrutam dos mesmos serviços, além do domicílio bancário, que permite a comercialização via cartões. Também desenvolve diversas promoções junto aos cooperados e já instalou cinco Pontos de Atendimento ao Cooperado em Macaé, São João da Barra, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Quissamã, municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
Frutos de uma política especialmente planejada de atuação no mercado, os bons resultados alcançados pelo Sicoob Cred Rio Norte ao longo dos 15 anos de atividades podem ser observados em relação aos aspectos financeiro, com ênfase, por exemplo, na abertura de novas contas e depósitos à vista e a prazo, acúmulo de sobras e investimentos; de negócios, com a devida capacitação de seu quadro de colaboradores para o aumento da captação de oportunidades, através da divulgação e detalhamento do funcionamento do cooperativismo de crédito para público alvo, num contato mais direto; e ainda de convênios, a partir da incrementação da carteira de oferta aos associados e dependentes, destacando-se as áreas de medicina, odontologia e seguros, inclusive com planos no mesmo campo de prestação de serviços, o que possibilita maiores opções de escolha.
Tendo como Missão "Tornar a vida dos cooperados mais eficiente e produtiva", e como Visão "Ser reconhecida como a instituição financeira que melhor atende as expectativas dos cooperados" o Sicoob Cred Rio Norte não poderia deixar de estar inserida no rol de entidades que investem em responsabilidade social, envolvendo associados e dependentes e também seus colaboradores. Assim, a cooperativa vem se engajando em projetos para ampliar seu trabalho neste campo, a exemplo da preocupação constante com a inclusão de portadores de necessidade especiais, com adaptações sendo feitas gradativamente em sua sede e pontos de atendimento ao cooperado. Também são realizadas campanhas humanitárias e trabalhos de conscientização para o uso correto de energia, assim como desenvolvidos programas acerca da importância da poupança e investimento, especialmente junto ao público de crianças e jovens cooperados.
Se o último ano financeiro-administrativo (2012, já devidamente contabilizado e com contas aprovadas através de Assembleia Geral Ordinária) do Sicoob Cred Rio Norte foi considerado bastante satisfatório, e em todos os segmentos envolvidos no mecanismo econômico, sob as determinações do sistema financeiro nacional, mas de acordo com a égide dos benefícios do cooperativismo, e com respostas positivas de seu público, o otimismo e a confiança são os sentimentos para uma nova era, mas sem que seja alterado o foco do trabalho – a excelência, com base na união.

Nenhum comentário: