2011/12/08

Governo oferece 18 mil vagas para o Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj

Inscrições começam nesta quinta-feira, dia 8, e vão até 8 de fevereiro. Sete novas localidades vão receber o curso

Quem deseja iniciar a caminhada de estudos rumo ao ingresso numa universidade terá uma grande oportunidade de se preparar gratuitamente. Começam nesta quinta-feira, 8 de dezembro, as inscrições para 18 mil vagas para o Pré-Vestibular Social (PVS) 2012 da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). As vagas estão distribuídas em 57 polos de estudo, localizados em mais de 30 municípios, beneficiando todas as regiões do Estado do Rio.

O pré-vestibular social é destinado a pessoas que não têm condições de pagar por um curso preparatório e que estejam no último ano do ensino médio ou que já o tenham concluído. Durante o processo de seleção, o estudante passa por uma seleção socioeconômica, em que é necessário comprovar a situação financeira. As novidades para 2012 são sete novas localidades com polos do PVS: Rocinha, Barra Mansa, Belford Roxo, Itaboraí, Nilópolis, Nova Iguaçu (Vila Nova) e Nova Iguaçu (Miguel Couto).

- O pré-vestibular social amplia a chance do jovem ingressar na universidade, principalmente os que moram no interior do Estado. Neste momento de crescimento do Rio de Janeiro, isso é importante, porque ajuda a levar o desenvolvimento a todas as regiões. Outro ponto é que o pré-vestibular social ajuda a preparar os alunos para o vestibular do Consórcio Cederj, que oferece cursos de graduação a distância das universidades pública do Rio de Janeiro - diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Como se inscrever

As inscrições vão até o dia 8 de fevereiro de 2012 e podem ser feitas pelo site www.pvs.cederj.edu.br. Após se inscreverem pelo site, os candidatos deverão entregar pessoalmente ou enviar pelo correio, para o polo onde deseja estudar, a cópia dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, diploma ou declaração da escola informando que está matriculado, em fevereiro de 2012, no último ano do ensino médio; identidade; CPF; cópia de conta de energia elétrica, mostrando valor e endereço, e de outras despesas que o candidato julgar conveniente; cópia de comprovante de renda ou, para quem não tiver contracheque ou carteira assinada, declaração de próprio punho informando atividade profissional e quanto ganha por mês; texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua trajetória como estudante e de seus planos.

No site do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (www.pvs.cederj.edu.br) estão disponíveis a listagem com os endereços dos polos e todas as informações sobre o curso e o processo de seleção.

Disciplinas e aulas

Os dias e horários de aulas do curso variam de acordo com o polo escolhido, podendo ser aos sábados, durante todo o dia, ou duas vezes por semana, com aulas à tarde ou à noite. O pré-vestibular será oferecido de março a dezembro de 2012, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês e Espanhol, incorporado à grade de cursos recentemente.

O Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj é um curso gratuito, incluindo todo o material didático, e desde a sua fundação já atendeu 110.820 alunos. Só em 2011, foram 1.679 alunos aprovados em um dos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj e que, consequentemente, tiveram acesso às universidades públicas do Rio de Janeiro: Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ (Rural) e Uni-Rio. A Fundação Cecierj é um órgão ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário: