2011/11/14

Rio em estado de atenção: possibilidade de fortes chuvas

RIO - O município está em estágio de atenção desde as 20h30m de domingo devido às instabilidades vindas do Norte da cidade, pela Baía de Guanabara. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Devido ao mau tempo, os aeroportos Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim operam com instrumentos para pousos e decolagens.

Segundo o Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica cresceu neste domingo entre Paraguai e Argentina e avançou para o Sul e Sudeste do Brasil. Durante a madrugada, toda essa instabilidade chegou ao Rio e provocou muita chuva. Dados do Alerta Rio mostram que, entre as 7h de domingo e as 7h desta segunda, choveu quase 90 milímetros na região de Irajá e mais 79 milímetros na Penha. Em outras áreas, a chuva atingiu de 30 a 50 milímetros no mesmo período. Também choveu bastante na região serrana. A Defesa Civil do Rio registrou 13 ocorrências sem gravidades entre as 17h30m de domingo e as 5h30m desta segunda.

Nesta segunda-feira, o risco de chuva forte persiste principalmente no centro-sul do estado. Na terça, feriado de Proclamação da República, essas instabilidades chegam forte e provocam temporais em todas as regiões fluminenses. A chuva cai forte e volumosa, acompanhada de rajadas de vento e raios. Na quarta-feira, o risco de temporais permanece no estado. Somente a partir da tarde de quarta, a intensidade da chuva começa a diminuir.

No Sul Fluminense, as chuvas fortes que vêm caindo provocaram um deslizamento de terra e pedra que interditou a RJ-163 na manhã desta segunda-feira, perto de Visconde de Mauá, em Resende. A estrada liga a Via Dutra a outros distritos localizados na Serra da Mantiqueira, como Maromba e Maringá, já no município de Itatiaia.

Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos e liberação da pista. O tráfego está fluindo em meia pista próximo a chegada a vila de Mauá.Funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (Detro) estão no local. Eles utilizam máquinas para retirar os entulhos. Segundo testemunhas, a queda de barreira fez com que muitos turistas antecipassem o retorno mais cedo para casa, motivados também pelo mal tempo.

O Globo
c/ed.

Nenhum comentário: