2011/11/08

Berlusconi anuncia renúncia na Itália

Premiê italiano tomou decisão após reunião com o presidente Giorgio Napolitano


O premiê italiano, Silvio Berlusconi, concordou em renunciar nesta terça-feira, assim que as medidas de austeridade exigidas pela União Europeia forem aprovadas, segundo informações divulgadas pela mídia italiana. A votação do pacote está prevista para semana que vem.

A decisão foi tomada após uma reunião de uma hora com o presidente Giorgio Napolitano, que aconteceu logo após a votação do Orçamento de 2010, aprovado com apenas 308 votos. O premiê italiano perdeu, assim, a maioria absoluta, que é de 316. A estabilidade do governo foi colocada em dúvida a partir de então, aumentando a pressão sobre Berlusconi.

Segundo o comunicado da Presidência, Berlusconi teria dito que tem consciência das implicações da votação desta terça e expressou preocupação com a necessidade de dar respostas aos parceiros europeus. Logo após a votação, o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou que, independente do resultado, os números teriam que ser levados para o chefe de Estado do país.

Reflexos da votação

Depois da votação, Pier Luigi Bersani, líder do opositor Partido Democrático, fez um apelo pessoal pela renúncia de Berlusconi: "Peço que o senhor finalmente aceite a situação: entregue seu pedido de renúncia e deixe que o presidente encontre uma solução que permita a nossa nação seguir adiante. Faremos nossa parte." "Temos um problema de credibilidade com esse governo. Esse governo não é capaz de gerenciar a situação e enfrentá-la. Esse déficit de credibilidade é fundado nos números", afirmou Bersani.

Berlusconil, então, foi diretamente verificar a lista de deputados e leu os nomes dos 11 parlamentares que não haviam votado com ele (cinco do grupo misto, cinco do Partido Povo da Liberdade - PDL - e um que se absteve). "Eles me traíram, mas aonde querem ir?", indagou Berlusconi a um grupo de deputados de seu partido (PDL) no plenário.

Em uma imagem divulgada pelos meios de comunicação italianos foi possível ver um texto manuscrito de Berlusconi no qual há várias anotações do governante separadas por hífens. Durante a votação, Berlusconi escreveu "tome nota" e, entre parênteses, "apresente a demissão". Segundo o jornal Corriere della Sera, essas duas anotações específicas se referem ao pronunciamento feito por Bersani, do PD, logo após a votação, na qual pediu a renúncia do premiê.

iG São Paulo

08/11/2011 17:04 - Atualizada às 17:38











Nenhum comentário: